Um Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico atua na formulação, execução, monitoramento e avaliação de políticas, programas e projetos voltados para o desenvolvimento social e econômico de determinada região, setor ou grupo populacional.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Administração Pública
Um Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico atua principalmente na análise, elaboração e acompanhamento de políticas públicas voltadas para o bem-estar social e o crescimento econômico sustentável.
Veja abaixo como ele atua na prática:
1. Diagnóstico e análise de contextos
Não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar na sua escolha profissional.
O Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico atua, principalmente, em órgãos públicos e instituições que lidam com políticas sociais, econômicas e de desenvolvimento regional. Veja os principais locais de atuação:
1. Administração Pública (Federal, Estadual e Municipal)
2. Instituições de Pesquisa e Planejamento
3. Organizações Internacionais
4. Terceiro Setor
5. Iniciativa Privada e Consultorias
O cargo de Analista técnico de desenvolvimento socioeconômico é uma das profissões que serão contempladas no CNU 2025. Veja mais informações sobre o concurso aqui!
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico, é necessário seguir alguns passos específicos, que envolvem tanto a formação acadêmica quanto a experiência e, muitas vezes, a participação em concursos públicos. Veja o caminho principal:
1. Formação Acadêmica
A primeira etapa é obter a formação universitária, geralmente em áreas relacionadas ao desenvolvimento social e econômico. As opções mais comuns incluem:
Cursos de especialização ou pós-graduação em áreas como políticas públicas, desenvolvimento sustentável, ou gestão pública podem ser um diferencial.
2. Conhecimentos Técnicos
Além da formação acadêmica, o profissional precisa desenvolver habilidades e conhecimentos específicos, como:
3. Experiência Profissional
A experiência na área pode ser adquirida por meio de:
4. Concursos Públicos
Em muitos casos, o cargo de Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico é acessado por meio de concursos públicos. As principais opções incluem:
A aprovação exige:
5. Pós-graduação e Especialização
Investir em cursos de pós-graduação ou MBA em áreas como gestão pública, políticas públicas ou desenvolvimento econômico pode ser um diferencial importante para quem busca crescer na carreira e conquistar cargos mais altos dentro dessa área.
6. Networking e Participação em Eventos
Participar de eventos, conferências e redes de profissionais do setor de desenvolvimento socioeconômico é importante para ampliar sua rede de contatos e manter-se atualizado sobre as tendências e práticas no campo.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Administração Pública
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.