Aquarista: tudo sobre a profissão
O responsável por criar e manter ecossistemas aquáticos artificiais.
Ele zela pela saúde das espécies e plantas, mantendo condições adequadas para a vida.

Por que ser um Aquarista?
Sobre a profissão
O que faz um Aquarista?
O aquarista é o profissional responsável por manter, cuidar e monitorar ambientes aquáticos artificiais, como aquários e tanques.
Ele atua no manejo de peixes, invertebrados e plantas aquáticas, assegurando condições adequadas de água, alimentação e convivência entre espécies.
Além do cuidado direto com os organismos, o aquarista realiza a manutenção técnica dos sistemas, controla parâmetros físico-químicos da água e executa rotinas de limpeza e conservação dos equipamentos.
Como atua um Aquarista?
Em sua rotina, o aquarista monitora parâmetros como pH, temperatura, salinidade e níveis de oxigênio da água, ajustando sistemas de filtragem e iluminação conforme a necessidade.
Além disso, o profissional realiza a alimentação das espécies e observa comportamentos para identificar sinais de estresse ou doença.
Também é seu dever executar limpezas periódicas, troca de água, manutenção de bombas e filtros, além de registrar informações sobre o ambiente aquático.
Onde atua um Aquarista?
O aquarista pode atuar em ambientes ligados ao manejo de organismos aquáticos, tanto em espaços educativos quanto comerciais ou científicos.
É possível trabalhar em:
- Aquários públicos;
- Zoológicos;
- Centros de pesquisa;
- Universidades;
- Lojas especializadas em aquarismo;
- Empresas de manutenção de aquários;
- Parques temáticos;
- Instituições ambientais.
Também é comum a atuação como autônomo, prestando serviços de montagem e manutenção de aquários residenciais ou corporativos.
Oportunidades para se tornar Aquarista
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como se tornar um Aquarista?
Para se tornar aquarista, é preciso concluir cursos técnicos, superiores ou profissionalizantes em Aquarismo, Biologia, Oceanografia ou áreas afins.
Durante a formação, o futuro profissional aprende sobre espécies aquáticas, qualidade da água, sistemas de filtragem, alimentação, prevenção de doenças e manutenção de ambientes controlados.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?