O auditor fiscal é o profissional do Estado que age como autoridade frente à administração tributária e aduaneira, fiscalizando o cumprimento dos direitos trabalhistas e fiscais.
Com atuação prevista pela Constituição Brasileira, o auditor fiscal pode ser funcionário público tanto do Executivo federal, quando trabalha para a Receita Federal e para a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, quanto do estadual e do municipal.
Em alguns governos estaduais e municipais, o auditor fiscal pode receber outras denominações, mas sempre respondendo às responsabilidades profissionais em torno da gestão tributária em seu ente federado.
O auditor fiscal realiza um trabalho de grande responsabilidade, já que fiscaliza o funcionamento do sistema tributário no país. Ele analisa os pagamentos de impostos e verifica se acontece algum tipo de sonegação. Apesar de enfrentar um concurso público muito concorrido, os salários desse profissional, normalmente, são altos e dependem da esfera em que atua, gratificações que recebe e tempo de serviço.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O auditor fiscal pode trabalhar no âmbito do governo brasileiro, na Receita Federal, bem como para órgãos vinculados a governos de Estado e prefeituras municipais, mas executa ações semelhantes.
Cabe ao auditor fiscal constituir, mediante lançamento, crédito tributário e de contribuições, elaborar e proferir decisões em processos administrativos, de consulta, restituição ou compensação de tributos, dentre outras ações.
Ao auditor fiscal também cabe a execução de procedimentos de fiscalização, respeitando a legislação vigente, tendo em vista inclusive o controle aduaneiro e apreensão de equipamentos e mercadorias retidas.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um auditor fiscal, é preciso ter ensino superior completo e se submeter a um concurso público, aguardando a devida convocação uma vez aprovado no processo seletivo.
O mais requerido é o da Receita Federal, vinculada ao atual Ministério da Economia da Presidência da República, mas o cargo também existe em concursos ligados a Governos de Estado e Prefeituras.
A graduação pode ser em qualquer área para se tornar um auditor fiscal, entretanto, estudar sobre a área e as leis pode proporcionar grande vantagem em concursos públicos. A área de Contabilidade pode ser um bom caminho aos interessados.
É possível também estudar com bolsa de estudo e ter desconto no valor da mensalidade. Dessa forma, há uma grande economia no investimento da formação que pode gerar melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Se você gostaria de se profissionalizar como auditor fiscal e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Ciências Contábeis, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.
Caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Ciências Contábeis, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.