logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Bibliotecário: tudo sobre a profissão

Responsável por organizar, catalogar e classificar acervos em bibliotecas, museus e centros de informação ou documentação.

Com a necessidade de acervos digitais, os bibliotecários também realizam transferências de acervo em âmbito digital e gestão informativa em banco de dados.

bibliotecário

Sobre a profissão

O profissional formado em Biblioteconomia está habilitado ao planejamento e execução dos serviços bibliotecários. Dentro da sua área de atuação, o bibliotecário realiza demandas administrativas como a organização de banco de dados ou organização de acervos físicos e virtuais. Sua responsabilidade pode abranger organização e catalogação de acervos de museus, editoras ou centros de documentação. 


Em adição, e de acordo com a página do curso no Quero Bolsa, os profissionais de Biblioteconomia também são responsáveis pela conservação dos materiais e pela orientação dos usuários em suas pesquisas.

O bibliotecário desempenha suas funções para organizar, gerenciar informações dentro da sua área de atuação e realizar tarefas administrativas em acervos, museus ou bibliotecas. O profissional em Biblioteconomia é um agente catalisador na promoção de informações e conteúdos dentro do ambiente bibliográfico. Além disso, há possibilidade de atuação em pesquisas e estudos sobre novos mecanismos e possibilidades da Biblioteconomia.


De acordo com o portal de recrutamentos Glassdoor, o salário médio nacional de um bibliotecário é de R$3.654,00 por mês no Brasil.

Bibliotecas (universitárias, públicas, comunitárias, escolares e especializadas), em acervos, museus, centros de informação e documentação. Existe também a possibilidade de atuação em serviços de consultoria e, como existem cursos superiores de Biblioteconomia, atuar no ramo educacional também é uma possibilidade.

Por que ser um Bibliotecário?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Bibliotecário

    Como se tornar um Bibliotecário?

    O Quero Bolsa oferta cursos de bacharelado, pós-graduação e técnicos em Biblioteconomia. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), o curso de Biblioteconomia deve possuir carga horária de, no mínimo, 2.400 horas, cumpridas geralmente em quatro anos.


    De acordo com a página do Quero Bolsa, o graduando estudará disciplinas sobre Logística de Documentação, Linguagens Documentárias, Recursos Informacionais, Cultura da Comunicação, Indexação, Representação Descritiva, entre outros.


    Ainda sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, os conteúdos dos cursos distribuem-se em conteúdos de formação geral, destinados a oferecer referências externas aos campos de conhecimento próprios da Biblioteconomia e em conteúdos de formação específica, que estão inseridos em cada uma das identidades profissionais.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.