O bibliotecário desempenha suas funções para organizar, gerenciar informações dentro da sua área de atuação e realizar tarefas administrativas em acervos, museus ou bibliotecas. O profissional em Biblioteconomia é um agente catalisador na promoção de informações e conteúdos dentro do ambiente bibliográfico. Além disso, há possibilidade de atuação em pesquisas e estudos sobre novos mecanismos e possibilidades da Biblioteconomia.
O profissional atua em colaboração com o auxiliar de bibliotecário. Ambos desempenham papéis distintos, mas complementares. A relação entre eles pode variar dependendo do contexto e da estrutura do ambiente de trabalho, mas, em geral, o bibliotecário é responsável por funções de gestão, supervisão, planejamento e tomada de decisões estratégicas, enquanto o auxiliar de bibliotecário apoia as atividades diárias e operacionais da biblioteca.
Ainda sobre a área profissional, o sistema CFB/CRB, composto pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB), é o conselho profissional de classe aos bibliotecários. Atualmente, 14 Conselhos Regionais estão em atuação no país. A missão do CFB/CRB é fiscalizar o exercício profissional do bibliotecário, cuja operacionalização é feita pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia.
De acordo com o portal de recrutamentos Glassdoor, o salário médio nacional de um bibliotecário é de R$3.654,00 por mês no Brasil.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.