Para se tornar um cerimonialista, não é demandada formação em uma área específica. Ainda assim, é comum que os profissionais do ramo contem com diploma em Eventos, que pode ser adquirida por meio de cursos técnicos, graduações em eventos ou administração, ou por meio de cursos específicos de cerimonial e protocolo.
Além disso, é importante ter conhecimentos em áreas como etiqueta, protocolo, gastronomia, decoração, música e tendências de mercado, pois o cerimonialista é responsável por coordenar todos esses aspectos em um evento.
Para ter sucesso nessa carreira, é fundamental ter habilidades como organização, negociação, comunicação, relacionamento interpessoal, criatividade e capacidade de lidar com situações imprevistas.
Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 390 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: assessor de imprensa, profissional de relações públicas, jornalista e outras profissões.