logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Cerimonialista: tudo sobre a profissão

O responsável por planejar e realizar eventos. Com a correria da vida moderna, mercado tem buscado bastante esse profissional
cerimonialista

Sobre a profissão

Organizar e conduzir um evento é a principal função do cerimonialista. Esse profissional auxilia desde o planejamento e organização até a verificação dos detalhes e condução do cronograma no dia do evento, para que os anfitriões possam cumprimentar seus convidados e aproveitar o momento com tranquilidade.

O cerimonialista também é responsável por agendar reuniões prévias com os contratantes e envolvidos, para definir os detalhes e o cronograma. No dia do evento, o cerimonialista deverá cuidar da recepção, administrar o serviço de buffet, orientar o DJ ou banda, verificar a limpeza do local e garantir a disponibilidade e qualidade dos alimentos e bebidas. Para isso, o cerimonialista deverá gerenciar uma equipe que o ajudará com essas funções.

Além disso, o cerimonialista é o responsável pelo cumprimento dos protocolos em ocasiões onde os eventos têm caráter mais formal, como uma formatura, premiação, atividade cultural, política ou religiosa, funeral, inauguração, reunião, congresso ou qualquer outro tipo de cerimônia.

O cerimonialista tem a função de organizar o evento como um todo, desde seu planejamento até sua realização. Ele lida com os fornecedores, auxilia os convidados, acompanha a situação das instalações, a quantidade e o momento de servir a comida e verifica todas as necessidades que envolvam casamentos, aniversários e comemorações. Com a correria da vida moderna, esse profissional tem sido cada vez mais buscado no mercado.

O principal local de trabalho de um cerimonialista é a empresa de cerimonial e eventos, que costuma ser contratada por empresas dos mais diferentes segmentos, escolas e universidades, políticos, governos e pessoas físicas. Ele também pode atuar como profissional autônomo.

O cerimonialista irá trabalhar, principalmente, em eventos corporativos, formaturas, casamentos e aniversários.

Por que ser um Cerimonialista?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Cerimonialista

    Como se tornar um Cerimonialista?

    Geralmente, o cerimonialista possui graduação em Relações Públicas ou em outros cursos de Comunicação ou de áreas como Administração e Marketing. Contudo, para exercer a profissão, não é obrigatório possuir diploma em curso superior, apesar de ser um grande diferencial. O cerimonialista deve ter excelente comunicação e capacidade de lidar com o público e trabalhar sob pressão. Também deve ser organizado, responsável e atento aos detalhes. Se você gostaria de se profissionalizar como Cerimonialista e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Eventos, confira as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Quais cidades têm cursos de Eventos?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.