Diretor de crédito: tudo sobre a profissão
Profissional responsável por liderar estratégias de concessão de crédito
Avalia riscos, estabelece políticas e garante conformidade regulatória em instituições financeiras, contribuindo para a saúde financeira da organização.


Sobre a profissão
O que faz um Diretor de crédito?
O diretor de crédito é o executivo responsável por supervisionar a concessão de crédito em instituições financeiras ou grandes empresas.
Sua função é garantir que a análise e liberação de recursos ocorram de forma ordenada, equilibrando a expansão de negócios com o controle de riscos.
Em sua rotina, ele cria políticas de crédito, avalia riscos, estabelece limites de crédito, analisa solicitações de crédito, monitora inadimplências e desenvolve estratégias para mitigar riscos.
Também é responsável por garantir o cumprimento das políticas e regulamentos de crédito estabelecidos pelas autoridades reguladoras.
Como atua um Diretor de crédito?
O diretor de crédito atua supervisionando operações de análise e concessão de crédito, com base em indicadores de risco e limites de exposição financeira.
Também é responsável por revisar procedimentos de cobrança e recuperação de crédito, propondo medidas para reduzir inadimplência e proteger os resultados da instituição.
Além disso, acompanha tendências de mercado, mudanças regulatórias e impactos econômicos que possam afetar a política de crédito.
Seu objetivo é equilibrar a busca por oportunidades de negócio com a preservação da saúde financeira da instituição.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Onde atua um Diretor de crédito?
O diretor de crédito atua em bancos, cooperativas de crédito, financeiras, fintechs e empresas que oferecem crédito direto ao consumidor.
Além do setor financeiro, também pode atuar em grandes indústrias, varejistas e distribuidoras, especialmente em áreas de gestão de riscos e análise de crédito corporativo.
Há ainda oportunidades em consultorias especializadas em gestão de risco e crédito, onde o diretor contribui na definição de modelos de análise, políticas de concessão e estratégias de mitigação de inadimplência.
Por que ser um Diretor de crédito?
Como se tornar um Diretor de crédito?
Para se tornar diretor de crédito, é necessário concluir a formação superior em áreas como Administração, Economia, Contabilidade ou Engenharia.
Experiência em análise de crédito, gestão de riscos e mercado financeiro também é indispensável para ascender a esse nível de carreira.
A trajetória costuma envolver a passagem por cargos inicias, como analista e gerente, até a promoção às funções de supervisão e diretoria.
O cargo exige, ainda, habilidades em liderança, visão estratégica, capacidade analítica e conhecimento de legislação bancária e de crédito.
A fluência em inglês e familiaridade com normas internacionais de risco também são diferenciais.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Administração em sua região.
Oportunidades para se tornar Diretor de crédito
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?