logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro de minas e energia: tudo sobre a profissão

Profissional que atua na busca por jazidas minerais e na exploração de minérios. Sua atuação pode ser exercida em indústrias de variados setores e em órgãos públicos..
engenheiro de minas e energia

Sobre a profissão

O profissional de Engenharia de Minas atua na área da tecnologia mineral em companhias mineradoras e possui responsabilidades em pedreiras, na construção de estradas, em empresas de demolição e no processo de extração de minérios. 


O cotidiano deste profissional pode ser atrelado às ações de prospecção de jazidas, estudos sobre as mecânicas das rochas, exploração de minas e processamento dos minerais. O curso de Engenharia de Minas é um bacharelado, portanto, este profissional também possui habilitação para a carreira acadêmica em instituições de ensino ou pesquisa.


Com atuação direta às atividades minerais, as atividades de lavra e os processos de refino e tratamento dos minérios também poderão fazer parte do cotidiano do engenheiro de minas e energia.

Este profissional tem conhecimento de diversas etapas da cadeia produtiva na área de Minas e Energia, como a perfuração, desmonte, escavação, carregamento, transporte, classificação, lavagem, concentração, secagem e embalagem para embarque.

O salário médio de um Engenheiro de Minas no Brasil é de R$13.586,61, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) em 2021. As especialidades com os melhores salários são Engenheiro de Minas (Lavra Subterrânea), Engenheiro de Minas (Lavra a Céu Aberto) e Engenheiro de Minas (Processo).

Veja mais informações sobre o salário deste profissional na página de salários de Engenheiro de Minas e Energia na Quero Bolsa.

O profissional poderá atuar em indústrias petrolíferas, carvoeiras, indústrias químicas, de fertilizantes e de cimento. O engenheiro de minas e energia possui habilitação para avaliar riscos da atividade profissional, além de prestar assessoria e consultoria em sua área de formação.

O engenheiro de minas e energia também está habilitado para trabalhar em instituições de ensino, principalmente em atribuição de aulas, e na pesquisa de novos procedimentos e tecnologias na área de atuação. 

Por fim, o profissional também poderá trabalhar em órgãos públicos (prefeituras e secretarias) ou não governamentais para desenvolvimento e monitoramento da atividade mineradora.

Por que ser um Engenheiro de minas e energia?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro de minas e energia

    Como se tornar um Engenheiro de minas e energia?

    O curso de Engenharia de Minas possui duração de 5 anos (10 semestres) e estágio obrigatório aos estudantes com carga horária mínima de 160 horas. A oferta deste curso pode ser realizada como bacharelado e pós-graduação aos estudantes. Se você quer se profissionalizar nesta área com uma bolsa de estudos em Engenharia de Minas e Energia, confira as oportunidades no site da Quero Bolsa

    Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Engenharia de Minas e Energia, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!


    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?