O profissional de Engenharia de Minas atua na área da tecnologia mineral em companhias mineradoras e possui responsabilidades em pedreiras, na construção de estradas, em empresas de demolição e no processo de extração de minérios.
O cotidiano deste profissional pode ser atrelado às ações de prospecção de jazidas, estudos sobre as mecânicas das rochas, exploração de minas e processamento dos minerais. O curso de Engenharia de Minas é um bacharelado, portanto, este profissional também possui habilitação para a carreira acadêmica em instituições de ensino ou pesquisa.
Com atuação direta às atividades minerais, as atividades de lavra e os processos de refino e tratamento dos minérios também poderão fazer parte do cotidiano do engenheiro de minas e energia.
Veja também: As oportunidades de bolsas de estudo de graduação e pós-graduação de Engenharia de Minas na Quero Bolsa.
Este profissional tem conhecimento de diversas etapas da cadeia produtiva na área de Minas e Energia, como a perfuração, desmonte, escavação, carregamento, transporte, classificação, lavagem, concentração, secagem e embalagem para embarque.
O salário médio de um Engenheiro de Minas no Brasil é de R$13.586,61, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) em 2021. As especialidades com os melhores salários são Engenheiro de Minas (Lavra Subterrânea), Engenheiro de Minas (Lavra a Céu Aberto) e Engenheiro de Minas (Processo).
Veja mais informações sobre o salário deste profissional na página de salários de Engenheiro de Minas e Energia na Quero Bolsa.
O profissional poderá atuar em indústrias petrolíferas, carvoeiras, indústrias químicas, de fertilizantes e de cimento. O engenheiro de minas e energia possui habilitação para avaliar riscos da atividade profissional, além de prestar assessoria e consultoria em sua área de formação.
O engenheiro de minas e energia também está habilitado para trabalhar em instituições de ensino, principalmente em atribuição de aulas, e na pesquisa de novos procedimentos e tecnologias na área de atuação.
Por fim, o profissional também poderá trabalhar em órgãos públicos (prefeituras e secretarias) ou não governamentais para desenvolvimento e monitoramento da atividade mineradora.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O curso de Engenharia de Minas possui duração de 5 anos (10 semestres) e estágio obrigatório aos estudantes com carga horária mínima de 160 horas. A oferta deste curso pode ser realizada como bacharelado e pós-graduação aos estudantes. Se você quer se profissionalizar nesta área com uma bolsa de estudos em Engenharia de Minas e Energia, confira as oportunidades no site da Quero Bolsa.
Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Engenharia de Minas e Energia, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.