Sobre o curso de Engenharia de Minas e Energia
O curso de Engenharia de Minas forma o profissional responsável pela prospecção de jazidas, lavra e pesquisa sobre reservas minerais, sempre buscando o menor impacto ambiental possível.
Ao final do curso, o aluno estará apto a localizar jazidas, analisar o tamanho da reserva e a qualidade dos minerais, elaborar projetos de extração, acompanhar e supervisionar o processo de tratamento do minério.
No mercado de trabalho, o profissional de Engenharia de Minas atua na área da tecnologia mineral em companhias mineradoras.
Existe também oferta de trabalho em pedreiras, na construção de estradas e empresas de demolição, além da possibilidade de seguir carreira acadêmica.
Como é a faculdade de Engenharia de Minas e Energia?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de Engenharia devem seguir uma composição de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos.
Dentre os conteúdos básicos, que devem ocupar pelo menos 30% da carga horária total, se destacam os seguintes tópicos na Engenharia de Minas:
- Administração;
- Ciências do Ambiente;
- Ciência e Tecnologia dos Materiais;
- Economia;
- Eletricidade Aplicada;
- Expressão Gráfica;
- Fenômenos de Transporte;
- Física;
- Informática;
- Matemática e Estatística;
- Mecânica dos Sólidos;
- Metodologia Científica e Tecnológica;
- Química.
Já os conteúdos profissionalizantes são obrigatórios em pelo menos 15% da grade do curso de Engenharia de Minas. A instituição de ensino é livre para propor os conteúdos específicos restantes, com extensões e aprofundamentos da parte profissionalizante.
O aluno estudará nestas partes do curso várias disciplinas que envolvam Geologia, Lavra, Metalurgia, Minérios, Topografia, entre outros aspectos da mineração.
Geralmente, nos primeiros semestres o aluno terá em sua grade curricular os núcleos básico e gerais, iniciando aos poucos seu aprofundamento até a total imersão específica na Engenharia de Minas ao longo dos cinco anos mínimos de graduação.
Qual a grade curricular de Engenharia de Minas e Energia?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia de Minas e Energia em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Engenharia de Minas e Energia ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia de Minas e Energia
O que faz o profissional de Engenharia de Minas e Energia?
O engenheiro de minas projeta, planeja, implanta e supervisiona atividades e empreendimentos de prospecção, extração e beneficiamento de minérios, petróleo e gás.
Nestes serviços estão inclusos perfuração, desmonte, escavação, carregamento, transporte, classificação, lavagem, concentração, secagem e embalagem de embarque.
O profissional também pode inspecionar áreas de interesse, avaliando riscos da atividade e gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais. Também é capaz de prestar assessoria e consultoria em sua área de formação.
Onde o profissional de Engenharia de Minas e Energia pode trabalhar?
O profissional de Engenharia de Minas trabalha, principalmente, na extração de carvão mineral, minerais metálicos e outros minerais, além da cadeia produtiva de petróleo e gás.
Está presente nas grandes empresas mineradoras, como empregado registrado em carteira. Também atua como professor ou pesquisador.
Pode estar exposto a materiais tóxicos, ruído, altas temperaturas, poeira e umidade, bem como ao trabalho subterrâneo, em grandes alturas ou confinados.
Quanto ganha um profissional de Engenharia de Minas e Energia?
O salário médio de um Engenheiro de Minas no Brasil é de R$ 13.586,61 . Os estados onde a profissão de Engenheiro de Minas têm os melhores salários são .
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Engenharia de Minas e Energia
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia de Minas e Energia?
Para a atuação como engenheiro de minas é preciso ser graduado em curso superior da área reconhecido pelo MEC, além de registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
Além disso, grande parte dos profissionais da área conta com cursos de especialização, mestrado e doutorado. Isto evidencia a importância de atualização constante.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia de Minas e Energia?
As principais características do profissional de Engenharia de Minas e Energia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Engenharia de Minas e Energia
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Engenharia de Minas e Energia foram: