logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro de sistemas: tudo sobre a profissão

O profissional responsável por programar e gerenciar projetos de sistemas. Embora recente, sua atuação é de suma importância para inúmeros setores e projetos nacionais que estão em vigência
engenheiro de sistemas

Sobre a profissão

O engenheiro de sistemas é o profissional responsável por gerenciar, projetar e administrar projetos relacionados a plataformas tecnológicas e sistemas de informação. Por conta disso, o especialista na área desempenha um papel indispensável em diversos setores relacionados à tecnologia.


Seu trabalho envolve uma grande quantidade de variáveis relacionadas a sistemas complexos, além da atuação em otimização de sistemas já existentes. Nesse sentido, a produção de equipamentos de transporte, petróleo, e agricultura, são alguns dos exemplos disponíveis de sua função. 

Sua atuação envolve o desenvolvimento, manutenção e otimização de sistemas utilizados por diversos setores industriais, como, por exemplo, o automotivo, agrícolas, petroquímicos, entre outros que demandam a presença do profissional.

Nos cenários apresentados, o engenheiro de sistemas atua com eletricidade, eletrônica, modelagem de sistemas e projetos tecnológicos.

De acordo com a plataforma Glassdoor, o salário médio para o profissional é de R$ 9.868,00

O setor industrial é o principal responsável pela contratação dos engenheiro de sistemas. Nesse caso, sua atuação pode variar entre as diversas possibilidade disponíveis, como:

  • Tecnológico
  • Petroquímico
  • Automotivo
  • Construção Civil 

O papel a ser exercido pelo profissional nos cenários em destaque é o desenvolvimento de plataformas, sistemas de auxílio e otimização, o que inclui ferramentas relacionados à internet, computação, conjuntos tecnológicos, entre outros.

Por que ser um Engenheiro de sistemas?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro de sistemas

    Como se tornar um Engenheiro de sistemas?

    Para atuar na área, o profissional deve possuir formação completa no curso de Engenharia de Sistemas. Atualmente, a graduação é oferecida por poucas universidades no país. Entre elas estão:

    Vale destacar, entretanto, que existem outras possibilidades que podem capacitar o profissional a exercer atuação na área, como o curso de: Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Informação, entre outros disponíveis.

    Outra possibilidade disponível para exercer a atuação profissional, é por meio da pós-graduação em Engenharia de Sistemas. Neste sentido, o curso terá menor duração, sendo destinado a profissionais com formações anteriores na área da engenharia.

    Além da formação superior, o engenheiro deve possuir registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

    Se você deseja se especializar na área e ingressar no mercado de trabalho, acesse o site da Quero Bolsa e encontre bolsas de estudo com até 80% de desconto para o curso de Engenharia de Sistemas. Se você deseja optar por cursos relacionados, confira aqui mais ofertas.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?