Logo Quero Bolsa

Ergonomista: tudo sobre a profissão

O ergonomista é um profissional especializado na dinâmica dos ambientes de trabalho, com o objetivo de criar um cenário mais seguro e eficiente para a realização das atividades.

O ergonomista trabalha para tornar os espaços, instrumentos e processos de execução de tarefas mais ergonômicos.

Ver bolsas de até 90%
As melhores Bolsas para o 2º Semestre 2025

Sobre a profissão

O que faz um Ergonomista?

O ergonomista é o profissional responsável por prevenir lesões e promover qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Ele desenvolve métodos para adaptar o trabalho às capacidades físicas do ser humano, com o objetivo de melhorar a segurança, o conforto e a eficiência das atividades realizadas.

Durante sua rotina, o profissional analisa postos de trabalho, máquinas, ferramentas e processos, identificando riscos ergonômicos e propondo soluções que reduzam esforços desnecessários, más posturas e movimentos repetitivos.

Outro papel do ergonomista é elaborar laudos e relatórios técnicos que orientam empresas na adequação às normas regulamentadoras, como a NR-17 no Brasil.

+ Encontre bolsas de estudo para Segurança do Trabalho

Como atua um Ergonomista?

O ergonomista atua para prevenir doenças ocupacionais provenientes de movimentos repetitivos, posturas inadequadas e más condições ambientais.

Ao iniciar seu trabalho, ele realiza uma análise minuciosa para identificar focos de risco. A partir dessa aferição, propõe ajustes no mobiliário, reorganização de tarefas ou introdução de novas ferramentas e tecnologias.

Ele também conduz entrevistas e questionários com os trabalhadores para entender como percebem o ambiente e quais são as dificuldades enfrentadas.

Outro aspecto da atuação envolve a elaboração de relatórios técnicos e recomendações formais, que orientam gestores e equipes de segurança do trabalho.

Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Onde atua um Ergonomista?

O ergonomista pode atuar em indústrias, empresas de serviços, escritórios, hospitais, transportes e na construção civil.

Também presta consultoria para empresas que precisam se adequar às normas de saúde e segurança. Nesse contexto, pode atender clientes de diferentes portes, com foco em diagnósticos ergonômicos e implementação de melhorias.

Além da esfera corporativa, há espaço em órgãos públicos, universidades e centros de pesquisa, desenvolvendo estudos sobre ergonomia, novas tecnologias de trabalho e impactos da organização laboral sobre a saúde humana.

Por que ser um Ergonomista?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Ergonomista?

O caminho mais comum para se tornar ergonomista é a graduação em áreas como Fisioterapia ou Segurança do Trabalho, seguida de especialização em Ergonomia

Além da formação acadêmica, a experiência prática é fundamental. Muitos profissionais ingressam na área participando de projetos de saúde ocupacional, segurança do trabalho ou engenharia de processos.

Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, você encontra descontos de até 80% para a faculdade de Segurança do Trabalho.

Oportunidades para se tornar Ergonomista

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

As melhores Bolsas para o 2º Semestre 2025

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?