O gestor portuário é o profissional responsável por coordenar e gerenciar todas as atividades relacionadas à operação de portos. Seu principal objetivo é garantir a eficiência, segurança e rentabilidade das operações.
Em suas atividades, o gestor desempenha um papel fundamental na supervisão e tomada de decisões estratégicas para o funcionamento adequado do porto, levando em consideração aspectos como logística, infraestrutura, legislação, segurança, meio ambiente e economia.
Entre as principais responsabilidades do Gestor Portuário, estão:
O gestor portuário atua de forma estratégica e operacional, buscando otimizar os recursos disponíveis e garantir o bom funcionamento das atividades portuárias.
Ele é responsável por planejar, coordenar e supervisionar as operações de carga e descarga, a movimentação de mercadorias nos terminais, a alocação de recursos humanos e equipamentos, a manutenção da infraestrutura portuária e a implementação de medidas de segurança.
Além disso, o profissional também lida com questões relacionadas à logística, como o planejamento de rotas de transporte, a gestão de estoques nos terminais, a negociação de contratos de transporte e armazenamento, e a coordenação com empresas de transporte marítimo, terrestre e aéreo.
A atuação do gestor portuário envolve, ainda, a interação com órgãos reguladores e autoridades portuárias, para garantir o cumprimento das regulamentações e normas de segurança, bem como a elaboração de relatórios de desempenho e indicadores de gestão.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Veja também: Tudo sobre o curso de Contabilidade no site da Quero Bolsa.
O gestor portuário pode atuar em diferentes tipos de portos e terminais marítimos. Isso inclui portos públicos, que são administrados pelo governo ou autoridades portuárias, e portos privados, pertencentes a empresas privadas. Além disso, o gestor portuário também pode trabalhar em terminais especializados, como terminais de contêineres, terminais de grãos, terminais de petróleo e gás, entre outros.
Além dos portos marítimos, o gestor portuário também possui demanda em portos fluviais e lacustres, que estão localizados em rios e lagos.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do gestor portuário é de, em média, R$ 6.945,86.
Para se tornar um gestor portuário, é necessário obter uma formação adequada e adquirir experiência na área. Geralmente, é exigido um diploma de graduação em áreas como Gestão Portuária, Administração, Logística, Comércio Exterior ou campos relacionados. Além disso, é recomendado buscar especializações, cursos de pós-graduação ou MBA para aprimorar o conhecimento técnico e gerencial necessário para a função.
Além da formação e experiência, é fundamental manter-se atualizado sobre as regulamentações e tendências do setor portuário, bem como desenvolver habilidades de liderança, negociação, tomada de decisões e resolução de problemas, que são essenciais para o desempenho efetivo das funções de um Gestor Portuário.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, saiba que a Quero Bolsa pode lhe ajudar. No site, você encontrará bolsas com até 80% de desconto para o curso de Gestão Portuária. Acesse e confira!
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.