O pneumologista é o médico especializado no tratamento de condições que afetam o sistema respiratório. Isso inclui doenças pulmonares crônicas, infecções respiratórias, distúrbios do sono, alergias respiratórias, asma, enfisema, bronquite crônica, câncer de pulmão, entre outras.
Em sua rotina, o profissional realiza consultas para avaliar a saúde respiratória dos pacientes, investigando sintomas como tosse persistente, falta de ar, chiado no peito e dores torácicas. Ele solicita e interpreta exames como espirometria, radiografias, tomografias e testes de função pulmonar para identificar possíveis doenças e indicar o tratamento mais adequado.
O profissional também realiza o acompanhamento de doenças crônicas, como DPOC e fibrose pulmonar, prescreve medicamentos e indica caminhos para a reabilitação pulmonar. Ao identificar o distúrbio apresentado, o pneumologista aplica meios de tratamento de infecções, alergias respiratórias e distúrbios do sono.
Além de tratar condições já existentes, o especialista contribui para a prevenção de doenças respiratórias, recomendando vacinas contra gripe e pneumonia, promovendo o abandono do tabagismo e orientando sobre a qualidade do ar.
Em casos específicos, o pneumologista compõem uma equipe multidisciplinar com oncologistas, cirurgiões e outros especialistas para fornecer um tratamento personalizado para o paciente.
+ Confira o Guia Completo de Medicina, feito pela Quero Bolsa
O pneumologista trata o quê?
O pneumologista trata condições relacionadas ao sistema respiratório. As doenças mais comuns incluem:
- Asma
- Bronquite crônica
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
- Pneumonia
- Tuberculose
- Câncer de pulmão
- Fibrose pulmonar
- Apneia do sono
- Enfisema pulmonar
- Derrame pleural
- Infecções respiratórias recorrentes
- Doenças ocupacionais pulmonares, como silicose e asbestose
Para que serve o pneumologista?
O pneumologista atua para diagnosticar, tratar e prevenir doenças que afetam os pulmões e as vias respiratórias. O profissional realiza exames para avaliar a função pulmonar e identifica fatores que possam comprometer a respiração do paciente.
Além do tratamento de doenças pulmonares, o pneumologista orienta sobre hábitos saudáveis, acompanhamento de condições crônicas e medidas preventivas, como vacinação contra gripe e pneumonia.