Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Profissional de Linguística: tudo sobre a profissão

O estudioso da gramática, da evolução dos idiomas e da linguagem verbal e literária

Carreira acadêmica oferece mais oportunidades e é encarada como um grande mercado para o profissional

profissional de linguística

Sobre a profissão

O profissional de Linguística dedica-se a estudar os idiomas, desde a sua fonética até a concepção e os processos de formação das palavras, passando pela gramática e toda forma de linguagem verbal.

Como o profissional de Linguística estuda toda a história e a relação dos idiomas com os povos e sociedades, cabe ao estudioso da área formações com estudos de psicologia, antropologia e sociologia.

O profissional de Linguística, também conhecido como linguista, em geral, dedica-se à docência e à pesquisa.

O profissional de Linguística atua basicamente como um pesquisador, por isso ele tem uma rotina de trabalho que envolve a realização de estudos e aulas sobre várias línguas do mundo. Essa condição também faz com que ele encontre mais oportunidades na carreira acadêmica.

A área do profissional de Linguística é mais voltada ao ensino e à academia em geral. O linguista pode ministrar aulas teóricas e práticas, bem como realizar e orientar pesquisas acadêmicas.

Esse profissional também pode escrever material de livros didáticos, auxiliar profissionais no treinamento de pronúncia e fluência em uma língua estrangeira ou trabalhar com descrição de vozes em laboratórios de fonética de órgãos policiais, por exemplo.

Cabe ainda ao linguista a possibilidade de trabalhar junto a fonoaudiólogos, pedagogos e psicólogos, fazendo avaliação de linguagem.

Profissional de Linguística

Como se tornar um Profissional de Linguística?

Para se tornar um linguista, é necessário fazer faculdade específica de Linguística, que se diferencia da de Letras. O profissional graduado em Letras, por exemplo, dedica-se à história e ao funcionamento de línguas, enquanto o profissional de Linguística estuda a descrição e análise dos idiomas.

Entretanto, devido à ampla diversidade de estruturas curriculares no Brasil, o profissional de Linguística também pode ser graduado em Letras e escolher a área de linguística, que é estudada na grade curricular deste curso, como área de especialização. 

A especialização em linguística pode vir por meio de uma pós-graduação, mestrado ou doutorado e admite egressos de outros cursos de humanas, como Comunicação.

Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.