O profissional de Linguística dedica-se a estudar os idiomas, desde a sua fonética até a concepção e os processos de formação das palavras, passando pela gramática e toda forma de linguagem verbal.
Como o profissional de Linguística estuda toda a história e a relação dos idiomas com os povos e sociedades, cabe ao estudioso da área formações com estudos de psicologia, antropologia e sociologia.
O profissional de Linguística, também conhecido como linguista, em geral, dedica-se à docência e à pesquisa.
O profissional de Linguística atua basicamente como um pesquisador, por isso ele tem uma rotina de trabalho que envolve a realização de estudos e aulas sobre várias línguas do mundo. Essa condição também faz com que ele encontre mais oportunidades na carreira acadêmica.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
A área do profissional de Linguística é mais voltada ao ensino e à academia em geral. O linguista pode ministrar aulas teóricas e práticas, bem como realizar e orientar pesquisas acadêmicas.
Esse profissional também pode escrever material de livros didáticos, auxiliar profissionais no treinamento de pronúncia e fluência em uma língua estrangeira ou trabalhar com descrição de vozes em laboratórios de fonética de órgãos policiais, por exemplo.
Cabe ainda ao linguista a possibilidade de trabalhar junto a fonoaudiólogos, pedagogos e psicólogos, fazendo avaliação de linguagem.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um linguista, é necessário fazer faculdade específica de Linguística, que se diferencia da de Letras. O profissional graduado em Letras, por exemplo, dedica-se à história e ao funcionamento de línguas, enquanto o profissional de Linguística estuda a descrição e análise dos idiomas. Entretanto, devido à ampla diversidade de estruturas curriculares no Brasil, o profissional de Linguística também pode ser graduado em Letras e escolher a área de linguística, que é estudada na grade curricular deste curso, como área de especialização.
A especialização em linguística pode vir por meio de uma pós-graduação, mestrado ou doutorado e admite egressos de outros cursos de humanas, como Comunicação.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Letras, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.