O prompter é o profissional que otimiza o desempenho das ferramentas de inteligência artificial (IA), como chatbots e sistemas de resposta automática. Sua principal função é aperfeiçoar os resultados fornecidos pelos aplicativos, garantindo que as respostas sejam precisas, relevantes e contextuais.
Para isso, o prompter de IA trabalha com prompts, que são as interfaces de diálogo que orientam a interação entre o usuário e o sistema inteligente.
O prompter de IA cria e ajusta prompts de forma estratégica, antecipando possíveis perguntas e cenários. Além disso, ele contextualiza os questionamentos, considerando as necessidades do usuário, como cultura, preferências e tempo, para que as respostas sejam precisas.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Ciência da Computação
O prompter de IA trabalha de forma estratégica, criando e ajustando prompts para garantir que as respostas geradas pela inteligência artificial atendam aos objetivos estabelecidos.
Ele colabora com equipes de desenvolvimento e especialistas em IA para entender as necessidades específicas de cada projeto e adaptar os comandos.
Sua atuação envolve atualização constante, tendo em vista que o mercado de inteligência artificial está em constante evolução.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O prompter de IA atua em empresas de diferentes segmentos que utilizam sistemas inteligentes. Ele é demandado para operar e otimizar sistemas de atendimento automático ao cliente, análise de dados, pesquisa de mercado, gestão de recursos humanos, entre outros.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Não há um caminho tradicional de formação acadêmica para se tornar um prompter de IA. Porém, diferentes habilidades são valorizadas, como a capacidade de criar prompts que abordem um mesmo tema por diferentes perspectivas.
Além disso, conhecer fontes confiáveis e validar informações é uma prática importante, uma vez que as plataformas de IA podem ser inconsistentes quando não possuem dados sobre determinado assunto.
Experimentar as plataformas de IA e entender como elas funcionam também é essencial para atuar nesse mercado.
Tendo em vista as competências mencionadas, recomenda-se que o candidato complete a graduação em áreas como: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Ciência de Dados, entre outras.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Ciência da Computação em sua região.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.