Psicólogo organizacional: tudo sobre a profissão

Aquele que trabalha com o comportamento humano dentro das empresas

Profissional apoia gestores no desenvolvimento de pessoas

psicólogo organizacional

Sobre a profissão

O psicólogo organizacional atua dentro de empresas aplicando seus conhecimentos em prol da melhoria do ambiente organizacional. Em outras palavras, esse profissional é responsável por avaliar o comportamento dos colaboradores e promover melhorias no bem-estar desses funcionários, bem como na relação interpessoal entre líderes, liderados, e pessoas de diferentes setores.



Com base nessas ações, o psicólogo organizacional oferece um apoio fundamental aos gestores e ao desenvolvimento da empresa como um ambiente saudável, que busca o aprimoramento das competências e habilidades de seus funcionários e, com isso, tem muito mais chances de crescer no mercado.

O psicólogo organizacional atua em diversas frentes dentro da empresa. 


Uma das principais é o setor de treinamento e desenvolvimento (T&D). Nesse setor, o profissional aplica seus conhecimentos relacionados à aprendizagem corporativa e pode apoiar a empresa na criação de programas de treinamento que valorizem o perfil individual de cada colaborador. Com isso, é possível dar andamento a planos de carreira mais eficazes.



Além disso, ele também pode apoiar a criação e manutenção de um clima saudável na empresa, promovendo a avaliação e o monitoramento da cultura da organização, que deve estimular cargas de trabalho saudáveis, combate ao assédio moral, entre outros. Nesse sentido, ele pode participar dos processos de recrutamento e seleção, para garantir que as escolhas de colaboradores estejam de acordo com essas iniciativas.


O salário médio de um psicólogo organizacional no país é de R$ 2.901,12, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O psicólogo organizacional pode trabalhar no setor de RH e desenvolvimento de qualquer empresa.

Por que ser um Psicólogo organizacional?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Psicólogo organizacional

    Como se tornar um Psicólogo organizacional?

    O psicólogo organizacional, após graduar-se no curso de Psicologia e obter o registro regularizado no CRP do estado, pode realizar uma pós-graduação na área de Psicologia Organizacional e buscar empregos na área. Se você gostaria de se profissionalizar como Psicólogo Organizacional e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, confira as vagas em aberto para Psicologia e veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa


    Outra possibilidade é obter a experiência durante a graduação.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.