logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Segundo-sargento da Polícia Militar: tudo sobre a profissão

Aquele que ocupa a graduação de transição entre os sargentos. Sua função é o elo necessário para alcançar a graduação mais elevada entre os sargentos da Polícia Militar
segundo-sargento da polícia militar

Sobre a profissão

Assim como as demais graduações de sargento da Polícia Militar, o segundo-sargento é encarregado de comandar tropas e unidades, sendo o responsável pelo direcionamento e orientação necessária para o alcance dos objetivos.


A graduação é sequencial em relação ao terceiro-sargento. Nesse sentido, seus afazeres serão contemplados de maior responsabilidade para que o profissional possa, posteriormente, ser promovido ao cargo de primeiro-sargento.

A atuação do segundo-sargento da Polícia Militar está ligada ao comando e à liderança de cabos e soldados. É importante que o profissional possua fortes virtudes de mando, sendo, desse modo, uma referência para seu grupo.

Além disso, o profissional deve, assim como os demais sargentos da Polícia Militar, ser canal de comunicação direta com os superiores.

Confira a ordem-hierárquica dos praças da Polícia Militar:

O segundo-sargento da Polícia Militar pode atuar nas companhias policiais, além de agir em operações de campo. O profissional também pode exercer funções ligadas à administração ou demais dependências do dia a dia da corporação.

A remuneração do segundo-sargento varia de acordo com a Polícia Militar de cada estado, porém, de acordo com a plataforma Glassdoor, o salário médio para a função, no país, é de R$ 6.287,00.

Segundo-sargento da Polícia Militar

Como se tornar um Segundo-sargento da Polícia Militar?

Para alcançar a graduação de segundo-sargento, o profissional da Polícia Militar deve realizar o Curso de Formação de Sargentos (CFS). Após aprovado como terceiro-sargento, o profissional poderá ser promovido por merecimento, antiguidade ou ato de bravura, alcançando, dessa maneira, a hierarquia de segundo-sargento.

Vale ressaltar que os processos podem sofrer variações de acordo com a corporação da Polícia Militar de cada estado.

Mais profissões da área de Outras

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.