Assim como as demais graduações de sargento da Polícia Militar, o segundo-sargento é encarregado de comandar tropas e unidades, sendo o responsável pelo direcionamento e orientação necessária para o alcance dos objetivos.
A graduação é sequencial em relação ao terceiro-sargento. Nesse sentido, seus afazeres serão contemplados de maior responsabilidade para que o profissional possa, posteriormente, ser promovido ao cargo de primeiro-sargento.
A atuação do segundo-sargento da Polícia Militar está ligada ao comando e à liderança de cabos e soldados. É importante que o profissional possua fortes virtudes de mando, sendo, desse modo, uma referência para seu grupo.
Além disso, o profissional deve, assim como os demais sargentos da Polícia Militar, ser canal de comunicação direta com os superiores.
Confira a ordem-hierárquica dos praças da Polícia Militar:
O segundo-sargento da Polícia Militar pode atuar nas companhias policiais, além de agir em operações de campo. O profissional também pode exercer funções ligadas à administração ou demais dependências do dia a dia da corporação.
A remuneração do segundo-sargento varia de acordo com a Polícia Militar de cada estado, porém, de acordo com a plataforma Glassdoor, o salário médio para a função, no país, é de R$ 6.287,00.
Para alcançar a graduação de segundo-sargento, o profissional da Polícia Militar deve realizar o Curso de Formação de Sargentos (CFS). Após aprovado como terceiro-sargento, o profissional poderá ser promovido por merecimento, antiguidade ou ato de bravura, alcançando, dessa maneira, a hierarquia de segundo-sargento.
Vale ressaltar que os processos podem sofrer variações de acordo com a corporação da Polícia Militar de cada estado.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.