O trabalho de um técnico de suporte envolve uma variedade de tarefas e responsabilidades, tanto técnicas quanto interpessoais. Eles geralmente começam o dia revisando os registros de incidentes ou tickets de suporte que foram abertos pelos usuários. Esses registros podem incluir problemas com hardware, software, redes ou qualquer outra questão relacionada à tecnologia.
Dependendo da prioridade e da urgência de cada incidente, o técnico pode começar a resolver os problemas imediatamente ou pode planejar uma abordagem mais estruturada para lidar com eles ao longo do dia. Isso pode envolver a triagem de chamados para determinar a causa raiz dos problemas, realizando diagnósticos técnicos, pesquisando soluções em bases de conhecimento ou consultando colegas mais experientes.
Além de lidar com problemas reativos, os técnicos de suporte também podem se envolver em atividades proativas, como manutenção preventiva de sistemas, atualizações de software, implementação de patches de segurança e configuração de novos dispositivos ou softwares.
Muitas vezes, eles fornecem suporte aos usuários remotamente, por telefone, e-mail ou através de sistemas de tickets de suporte. Em alguns casos, eles podem precisar visitar pessoalmente os usuários em seus locais de trabalho para resolver problemas complexos ou realizar manutenção física em equipamentos.
Além de suas habilidades técnicas, os técnicos de suporte também devem possuir habilidades interpessoais sólidas. Eles precisam comunicar-se de forma clara e eficaz com os usuários, que podem ter diferentes níveis de conhecimento técnico. Eles devem ser pacientes, empáticos e capazes de explicar procedimentos técnicos de forma compreensível.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.