O Técnico Federal de Controle Externo é um servidor público que atua no apoio operacional e técnico-administrativo das atividades realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Sua função é auxiliar o trabalho dos auditores e ministros, garantindo que os processos de fiscalização, análise e controle dos recursos públicos ocorram com eficiência.
Entre suas atribuições estão a organização de documentos e processos, apoio em auditorias, pesquisa de dados, elaboração de minutas e relatórios simples, além de atendimento ao público interno e externo.
Ele também pode atuar na área de tecnologia da informação, recursos humanos, comunicação institucional, entre outras, de acordo com o setor em que for lotado.
O Técnico Federal de Controle Externo trabalha, em geral, nos bastidores das ações de fiscalização. Ele dá suporte direto aos auditores e demais servidores em tarefas fundamentais para o funcionamento do TCU. Suas atividades incluem:
Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!
O Técnico pode ser lotado tanto na sede do TCU em Brasília quanto nas secretarias espalhadas por várias capitais brasileiras. Ele atua em diferentes setores do tribunal, como:
Ainda que seu trabalho ocorra principalmente em ambientes internos, também pode participar de ações externas, conforme a necessidade.
Não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar na sua escolha profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para ingressar na carreira, é necessário passar por concurso público organizado pelo TCU. O processo costuma seguir estas etapas:
Escolaridade exigida: ensino médio completo (ou curso técnico equivalente, de acordo com o edital vigente).
Provas objetivas: com questões de múltipla escolha sobre conteúdos como:
Provas discursivas: geralmente pedem uma redação ou questão técnica com base em estudo de caso.
Avaliação de títulos e outras etapas, conforme o edital (geralmente menos comum para esse cargo).
Além da aprovação no concurso, o candidato deve cumprir os requisitos legais: ser brasileiro, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter conduta ilibada e capacidade física e mental para o cargo.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.