O bancário trabalha como representante de um banco ou instituição financeira.
É ele quem executa transações bancárias, incluindo depósitos, saques e transferências, fornece assessoria financeira e presta informações sobre serviços bancários, como empréstimos, cartões de crédito e contas de investimento.
Os profissionais também são encarregados de ajudar os clientes a abrir contas bancárias, verificar saldos e executar outras transações.
Podem, ainda, desempenhar funções administrativas.
Quais são as diferenças entre bancário, banqueiro e correspondente bancário?
O bancário é o profissional empregado por instituições financeiras, como bancos ou cooperativas de crédito. Ele atua diretamente com clientes, realizando atendimento, operações financeiras e tarefas administrativas, sem necessariamente ter poder de decisão estratégica ou propriedade sobre o banco.
Já o banqueiro é o proprietário ou principal acionista de um banco. Diferente do bancário, ele não é funcionário, mas sim empresário ou acionista que possui participação no controle ou gestão do banco.
O correspondente bancário, por outro lado, é uma empresa ou profissional terceirizado que presta serviços bancários específicos em nome de uma instituição financeira, como pagamentos, recebimentos, empréstimos e abertura de contas, geralmente atuando fora das agências tradicionais.
Veja também: Quanto ganha um gerente de banco?