Sobre o curso de MBA em Gestão em Saúde
Última atualização: 23/01/2025
O MBA em Gestão em Saúde é um programa de pós-graduação que forma profissionais habilitados para gerenciar operações na área da saúde, administrando unidades de atendimento, programas clínicos e outros serviços voltados ao bem-estar da população. Durante a formação, o futuro gestor aprende tópicos relacionados à administração de hospitais, clínicas, serviços e outras organizações de saúde.
Além disso, são ensinados sobre liderança e gestão de mudanças organizacionais, planejamento estratégico, finanças, recursos humanos, marketing e outros pilares da gestão em saúde. O curso também incentiva o estudo da legislação, do financiamento de serviços de saúde e das regulamentações governamentais.
Após formados, os profissionais estão aptos a liderar programas de saúde, contribuindo para a melhorara dos níveis de qualidade, aumento da eficiência operacional e redução dos custos para tratamentos e serviços clínicos.
Como é o curso de MBA em Gestão em Saúde?
O MBA em Gestão em Saúde é uma formação acadêmica destinada a profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas e farmacêuticos. O programa também pode atender a administradores, economistas e contadores que buscam investir no âmbito clínico.
Sua duração estende-se por 18 a 24 meses, com uma carga horária média de 360 horas. Durante o período, que pode ser desenvolvido em modalidades presenciais ou à distância, o aluno é treinado para coordenar programas e serviços na área da saúde, considerando as Políticas de Saúde públicas e regulamentações aplicáveis. Por meio da formação, os estudantes percorrem os pilares da gestão, aplicados sob a óptica clínica, incluindo a gestão financeira, de recursos humanos, marketing e controle de qualidade.
O MBA também incentiva competências interpessoais de liderança, comunicação e tomada de decisão, formando líderes aptos a conduzir equipes e gerenciar os aspectos operacionais com um olhar crítico e ético.
Os conteúdos propostos são complementados por simulações e aulas aplicadas, que permitem aos estudantes aperfeiçoar os conhecimentos administrativos com práticas de auditoria, judicialização, gestão de processos e negociação em saúde.
Qual a grade curricular de MBA em Gestão em Saúde?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de MBA em Gestão em Saúde em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de MBA em Gestão em Saúde?
No MBA em Gestão em Saúde, o estudante aprende sobre as práticas de gestão aplicadas no âmbito da saúde. A grade curricular integra tópicos de Finanças, em que os estudantes aprendem a gerir eficientemente a saúde financeiras das unidades clínicas, Recursos Humanos, que ensina sobre a gestão de equipes e clima organizacional, e Auditoria em Saúde, preparando os futuros gestores para aplicar auditorias que garantam a conformidade legal e fiscal da organização.
Os estudantes também compreendem estratégias de negociação, aplicadas para a intermediação de processos entre hospitais e órgãos federais e estaduais. Além disso, aprendem sobre o papel estratégico da comunicação e marketing para a promoção de serviços e produtos médicos em canais digitais e tradicionais.
O itinerário é complementado, ainda, por disciplinas que abordam a legislação e políticas públicas na área da saúde. Assim, os estudantes são incentivados a implementar processos administrativos em conformidade com as normas nacionais, evitando contratempos jurídicos e assegurando a qualidade nos processos conduzidos.
Outros conceitos abordados incluem módulos de Estudos de Viabilidade, Modelos de Gestão em Saúde, Tecnologias da Informação, Empreendedorismo, Regulação em Saúde, Contratos em Saúde e Gestão da Qualidade. Vale ressaltar que as disciplinas podem diferir de acordo com a instituição de ensino, mas, em todos os casos, são fundamentadas na prática administrativa aplicada para a condução de programas e unidades de saúde.
Quanto custa uma faculdade de MBA em Gestão em Saúde?
No site da Quero Bolsa, o MBA em Gestão em Saúde pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 39,90. Os valores podem variar de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Se você deseja ingressar na formação com descontos de até 80%, veja, no site da Quero Bolsa, as ofertas das melhores instituições da sua região.
Procure o curso de MBA em Gestão em Saúde ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de MBA em Gestão em Saúde
O que faz o profissional de MBA em Gestão em Saúde?
O profissional formado no MBA em Gestão em Saúde é responsável por administrar serviços, unidades e processos de saúde. Ele possui uma visão estratégica que vai além do tratamento de saúde convencional, lidando com aspectos financeiros, organizacionais e normativos.
É o profissional que assegura a saúde financeira e operacional das organizações clínicas, com o objetivo de otimizar processos, aumentar o lucro, negociar contratos, garantir a regularidade fiscal e fomentar o sucesso.
Onde o profissional de MBA em Gestão em Saúde pode trabalhar?
O profissional formado no MBA em Gestão em Saúde pode trabalhar em hospitais, clínicas e consultórios médicos, até em indústrias farmacêuticas, empresas de seguros ou em empresas de tecnologia da saúde. Eles podem assumir cargos de liderança e desenvolver estratégias para melhorar os serviços de saúde, aumentar a eficiência operacional e reduzir os custos.
Eles também podem trabalhar como consultores para orientar governos e organizações na implementação de políticas e programas de saúde.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Como ingressar na profissão de MBA em Gestão em Saúde?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de MBA em Gestão em Saúde?
Para atuar como gestor na área da saúde, o profissional deve possuir, inicialmente, uma graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Administração, Finanças e campos relacionados. Além disso, o profissional deve compreender as estratégias de gestão aplicáveis no setor clínico, conhecimento que pode ser adquirido por meio do MBA em Gestão em Saúde.