A Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão da área da saúde voltada para promover a independência e a qualidade de vida das pessoas que enfrentam limitações físicas, mentais ou sociais.
O foco do terapeuta ocupacional é ajudar os indivíduos a realizarem atividades do dia a dia, chamadas de “ocupações”, que são essenciais para seu bem-estar e autonomia.
Em resumo:
- Quem atende: crianças, adultos, idosos, pessoas com deficiência, condições crônicas ou problemas de saúde mental.
- O que faz: desenvolve estratégias, adaptações e exercícios para que o paciente consiga realizar tarefas cotidianas, profissionais ou de lazer.
- Objetivo: melhorar a funcionalidade, a autonomia e a participação social, garantindo que a pessoa consiga se envolver em suas ocupações significativas.
Encontre bolsas de estudo para Terapia Ocupacional

Quais são as especialidades da Terapia Ocupacional?
As especialidades da Terapia Ocupacional reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) são:
Qual é a diferença entre Terapia Ocupacional e Fisioterapia?
Embora ambas as áreas promovam a reabilitação física de indivíduos, a Terapia Ocupacional e a Fisioterapia possuem distinções nos objetivos e abordagens.
A coordenadora Maria Cristina explica que, enquanto a Fisioterapia foca na recuperação de movimentos e reabilitação corporal, usando exercícios para melhorar força e flexibilidade, a Terapia Ocupacional adapta atividades para que o paciente recupere a capacidade de realizar tarefas diárias, priorizando sua funcionalidade e independência no ambiente social e doméstico.
Qual é a diferença entre Terapia Ocupacional e Psicologia
Em relação à Psicologia, a coordenadora Maria Cristina esclarece que o terapeuta ocupacional lida com atividades para promover autonomia funcional, enquanto o psicólogo foca na saúde mental e emocional.
Enquanto o curso de Terapia Ocupacional foca na reabilitação e na promoção de autonomia por meio de atividades práticas e adaptativas, ajudando o paciente a realizar atividades cotidianas, o curso de Psicologia é voltado para a compreensão dos aspectos emocionais e comportamentais dos indivíduos, abordando principalmente a saúde mental por meio de técnicas como terapia verbal, psicanálise e outras abordagens psicoterapêuticas
, relata.
Leia mais: Caso você queira entender sobre as diferenças entre os cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia, confira a matéria da Revista Quero.
Como é o curso de Terapia Ocupacional?
O curso de Terapia Ocupacional é uma graduação da área da saúde, com duração média de 4 a 5 anos, que combina teoria e prática para formar profissionais capazes de atuar na promoção da autonomia e qualidade de vida das pessoas.
Alguns pontos principais sobre o curso:
- Disciplinas: envolvem áreas como anatomia, psicologia, neurociência, reabilitação, saúde coletiva, desenvolvimento humano, além de práticas em atividades diárias e ocupacionais.
- Prática: inclui estágios supervisionados em hospitais, clínicas, escolas e instituições de reabilitação, permitindo aplicar os conhecimentos em situações reais.
- Objetivo: capacitar o aluno a avaliar, planejar e intervir em diferentes contextos para ajudar pessoas a realizarem suas atividades diárias e melhorarem sua independência.
Para o estudante Aloisio Mendes, que estuda Terapia Ocupacional na Unifatecie, em Barbacena (MG), o curso agrega quando apresenta, na prática, meios para prevenir doenças cognitivas. Aos que estão indecisos ainda sobre fazer Terapia Ocupacional, ele aconselha:
Façam este curso, pois é excelente! Temos uma visão muito diferente e aprendemos muito com nossos mestres e pacientes. É linda a profissão, estou adorando meu curso e, acima de tudo, aprendendo como podemos fazer a diferença na vida de uma pessoa com algum quadro cognitivo. É emocionante acompanhar a evolução que acontece quando o paciente melhora, simplesmente gratificante!
, revela.
Caso você tenha dúvidas se este curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Terapia Ocupacional?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Terapia Ocupacional em uma de nossas faculdades parceiras:
- Atividade e Recursos Terapêuticos: Artes e Artesanato
- Atividades Complementares (livres)
- Atividades e Recursos Terapêuticos
Ver a grade curricular O que se aprende na faculdade de Terapia Ocupacional?
Na faculdade de Terapia Ocupacional, o estudante aprende a compreender o ser humano em suas dimensões física, mental, social e ocupacional e a desenvolver intervenções que promovam autonomia e qualidade de vida.
Principais conteúdos e aprendizados:
- Ciências básicas e saúde: anatomia, fisiologia, psicologia, neurociência, desenvolvimento humano e processos de doença.
- Intervenção terapêutica: técnicas de reabilitação, adaptação de ambientes, recursos terapêuticos e estratégias para atividades da vida diária (higiene, alimentação, lazer, trabalho).
- Prática profissional: estágios e atividades em hospitais, clínicas, escolas, centros de reabilitação e comunidades, aprendendo a avaliar necessidades e planejar intervenções personalizadas.
- Promoção da autonomia e inclusão: planejamento de ações que integrem pacientes à vida social, educacional ou profissional, considerando suas limitações e potencialidades.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a proposta do curso de Terapia Ocupacional é preparar o futuro profissional para, entre outros itens:
- Conhecer os fatores sociais, econômicos, culturais e políticos da vida do país;
- Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência;
- Compreender as relações saúde-sociedade e as relações de exclusão-inclusão social, assim como participar da formulação e implementação das políticas sociais;
- Utilizar o raciocínio terapêutico ocupacional para analisar a situação na qual se propõe a intervir;
- Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção.
Para Tábita Tavares, aluna de Terapia Ocupacional, a disciplina de Atividades Expressivas está entre as que mais marcam a trajetória acadêmica de alunos do curso. Nela, os profissionais utilizam a arte e outras formas de expressão para promover o bem-estar e a saúde mental das pessoas.
Nessa disciplina aprendi que é possível ajudar alguém a lidar com suas emoções e dificuldades sem precisar de muitas palavras, apenas incentivando a pessoa a se expressar por meio de atividades criativas, como pintura, música ou dança. Esse aprendizado me impactou profundamente porque me fez ver o quanto o trabalho de um terapeuta ocupacional pode ser cheio de possibilidades além dos métodos tradicionais
afirma.

Onde estudar Terapia Ocupacional?
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, mais de 60 instituições de ensino superior disponibilizam o curso de Terapia Ocupacional em nível de graduação. Confira algumas das possibilidades de onde estudar o curso:
Confira: Os melhores cursos de Terapia Ocupacional do Brasil, segundo o Guia da Faculdade
Veja informações sobre a área de Terapia Ocupacional
Câmara aprova projeto que aumenta pena de homicídio contra profissionais de saúde
A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que eleva a pena para homicídios cometidos contra profissionais de saúde durante o exercício da profissão ou em razão dela. A pena, que antes variava de 6 a 20 anos de reclusão, passa a ser de 12 a 30 anos. O projeto segue agora para análise no Senado.
O Projeto de Lei 6749/16, de autoria do ex-deputado Goulart, foi aprovado nesta terça-feira (27) com alterações do relator, deputado Bruno Farias (MG). Entre as mudanças, o crime foi incluído na lista de crimes hediondos, assim como as lesões corporais gravíssimas ou lesões seguidas de morte.
Também será considerado crime hediondo se a lesão atingir cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até o terceiro grau, em função desse vínculo.
Mais detalhes estão disponíveis no site da Agência Câmara de Notícias.
Quanto custa uma faculdade de Terapia Ocupacional?
O valor do curso de graduação de Terapia Ocupacional pode variar de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 124,74 entre as instituições parceiras do Quero Bolsa. (valores referentes ao mês de outubro/25).
Estude Terapia Ocupacional com até 90% de desconto