Gordura é o termo genérico para os glicerídeos. São classes dos lipídios relacionadas ao armazenamento de energia. As gorduras agem como um importante isolante térmico e amortecedor de impacto nos animais.
Assim como todos os lipídios, os glicerídeos são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como álcoois, cetonas e éteres.
Quando na forma sólida à temperatura ambiente, são chamados popularmente de gorduras, e são encontrados nos cocos e nos animais, formando grandes tecidos de reserva, como o tecido adiposo.
Quando encontrados na forma líquida, formam os saudáveis óleos vegetais presentes nas sementes, como soja e girassol, e que garantem armazenamento de energia para o embrião presente na semente.
Os lipídios são produzidos no retículo endoplasmático liso e depois exportados, através do complexo golgiense, para o local onde poderá desempenhar sua função.
Os glicerídeos são formados pela união de um álcool conhecido como glicerol, com até três estruturas de ácidos graxos formando um éster. Quando três ácidos graxos se ligam na molécula de glicerol, por meio da interação entre os grupos hidroxilas do glicerol e a hidroxila presente em cada ácido graxo, formam-se os triglicerídeos.
Esse processo de fabricação de glicerídeos forma água como subproduto e é conhecido como síntese por desidratação.
Síntese de um triglicerídeo.
Os triglicerídeos, sejam produzidos pelo organismo ou adquiridos na alimentação, podem passar por processos de digestão no organismo para serem armazenados ou oxidados para a formação de ATP.
As enzimas envolvidas na degradação de lipídios são conhecidas como lipases e estão presentes ao longo de todo canal digestivo. Atua, por exemplo, no estômago, separando o glicerol do ácido graxo, e, no duodeno e intestino(grosso e delgado), onde são emulsificados gerando moléculas menores que são armazenadas no tecido adiposo.
Quando as fontes primárias para produção de energia tendem a se esgotar, os lipídios presentes nos adipócitos se desprendem e sofrem o processo de beta-oxidação se tornando produtos intermediários da respiração celular, sendo utilizados para a geração de ATP.
Quando o triglicerídeo é quebrado em meio alcalino (contendo uma base forte) ele gera glicerol livre e ácidos graxos presos a íons de sais. Esse processo é conhecido como saponificação ou hidrólise alcalina e é o princípio para a formação de sabões, geralmente sólidos.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚