Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Saiba o que é Metano (CH4), as formulas e onde é encontrado

Química - Manual do Enem
Sara Nahra Publicado por Sara Nahra
 -  Última atualização: 12/9/2024

Introdução

O metano é um composto químico de enorme impacto ambiental e econômico. Com fórmula molecular CH4, esse gás incolor e inodoro é o principal constituinte do gás natural, sendo uma fonte de energia para muitas indústrias e residências ao redor do mundo.

No entanto, sua liberação na atmosfera representa um desafio para o combate às mudanças climáticas, já que o metano é um dos gases de efeito estufa mais potentes.

ch4

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Índice

O que é metano (CH4)?

O metano é um hidrocarboneto alifáticosaturado, ou seja, sua cadeia é aberta e há somente ligações simples entre os átomos. Trata-se de um dos hidrocarbonetos mais importantes. Ele é classificado como alcano e contém apenas um átomo de carbono ligado a quatro átomos de hidrogênio por meio de ligações simples, apresentando fórmula molecular.

O nome metano (CH4) vem justamente da quantidade de carbonos presente na cadeia carbônica (1 carbono = MET), seguido da presença de ligações simples entre os átomos (AN), e a finalização do nome vem de sua função orgânica (hidrocarboneto = O).

Fórmula do metano

Por apresentar um único carbono, suas forças intermoleculares são fracas, do tipo Van der Waals, logo, é encontrado na natureza na forma gasosa. Como contém apenas átomos de carbono e hidrogênio, o tipo de ligação que se forma é a covalente. Além disso, o metano é um gás inodoro e incolor. Sua fórmula eletrônica é:

Fórmula eletrônica do metano

Fórmula eletrônica do metano

Pela estrutura acima, percebemos que o metano é apolar. Já sua fórmula estrutural está mostrada abaixo:

Fórmula estrutural do metano

Fórmula estrutural do metano

Vemos que a geometria molecular do metano é tetraédrica, com o átomo de carbono ocupando o centro do tetraedro. O ângulo entre as ligações C – H é de 109°28’.

O metano possui baixa solubilidade em água, é solúvel em solventes orgânicos e, quando adicionado ao ar, forma uma mistura de alto teor inflamável.

Esse gás foi preparado em laboratório pela primeira vez em 1854, pelo químico e historiador francês Marcellin Berthelot. A reação de obtenção do metano está mostrada a seguir:

CS2 + 2 H2S + 8 Cu → 4 Cu2S + CH4 

Vai prestar o Enem? Veja tudo que você precisa saber em Química
Química para o Enem

Onde é encontrado o gás metano?

O metano (CH4) é encontrado em vários lugares na Terra, incluindo:

  • Reservatórios subterrâneos: o metano é encontrado como gás natural em reservatórios subterrâneos de rochas porosas, geralmente associados a jazidas de petróleo.
  • Oceanos: o metano é liberado naturalmente nas profundezas dos oceanos através da atividade bacteriana e pode ser encontrado em concentrações elevadas na superfície da água.
  • Atmosfera: o metano também é encontrado na atmosfera, onde é liberado por fontes humanas e naturais. As emissões humanas incluem a produção de gás natural, a criação de gado, a decomposição de resíduos em aterros sanitários e outras atividades humanas.
  • Biomas terrestres: o metano é liberado naturalmente pelos solos e pela atividade bacteriana em áreas como florestas, turfeiras e pântanos.

Além disso, o metano também pode ser produzido artificialmente através de processos industriais, como a digestão anaeróbia de resíduos orgânicos em aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto.

📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝

Qual a principal fonte de emissão de metano (CH4)?

A principal fonte de emissão de metano (CH4) é a atividade humana. Algumas das principais fontes de emissões humanas incluem:

  • Produção de gás natural: a exploração e produção de gás natural é uma das principais fontes de emissão de metano. O metano pode vazar durante a produção, transporte e armazenamento de gás.
  • Agricultura: a atividade agrícola, especialmente a criação de gado e a produção de grãos, é outra importante fonte de emissões de metano. O metano é liberado durante a digestão dos animais e a decomposição de resíduos orgânicos no solo.
  • Resíduos: a decomposição de resíduos em aterros sanitários e ações inadequadas de manejo de esgoto e lixo são fontes adicionais de emissões de metano. 
  • Indústria: algumas indústrias, como a produção de cimento e a fabricação de aço, também podem contribuir para as emissões de metano.

Além disso, existem fontes naturais de metano, como a atividade vulcânica, a decomposição de matéria orgânica na superfície do solo e a atividade bacteriana nas águas subterrâneas. No entanto, a contribuição destas fontes naturais é geralmente muito menor do que as fontes humanas.

O gás metano e o efeito estufa

Juntamente com o gás carbônico (CO2) e outros gases (CFC, N2O, etc.), o metano contribui para o efeito estufa e, consequentemente, para o aquecimento global. Esses gases absorvem grande parte das radiações infravermelhas provenientes do Sol, enquanto o resto volta para o espaço.

O aumento na concentração desses gases na atmosfera provocaria uma significativa mudança climática, com o aumento da temperatura média na Terra. Isso acarretaria em sérios danos ao meio ambiente, como o derretimento de gelo das calotas polares, a elevação no nível dos oceanos e a inundação de diversas regiões costeiras.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯 

Reação de combustão do metano 

Existem três diferentes reações de combustão do metano (uma combustão completa e outras duas incompletas), que dão origem a diversos gases, dependendo do tipo de combustão, além de água.

Também liberam diferentes quantidades de energia. As equações abaixo representam essas reações:

  • Combustão completa: CH4 (g) + 2 O2 (g) → CO2 (g) + 2 H2O (l)            ΔH = -891 kJ
  • Combustão incompleta: CH4 (g) + 3/2 O2 (g) → CO (g) + 2 H2O (l)       ΔH = -607 kJ
  • Combustão incompleta: CH4 (g) + O2 (g) → C (g) + 2 H2O (l)                ΔH = -607 kJ

Estude Biologia para o Enem com o Manual do Enem
Tudo sobre Biologia

O metano faz mal?

O metano, como outros gases, pode ser perigoso se for inalado em grandes quantidades. O metano é inflamável e pode causar explorações e incêndios se concentrado em espaços fechados. Além disso, a queima de metano pode liberar dióxido de carbono e outros poluentes atmosféricos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. 

No entanto, quando é utilizado de maneira segura e controlada, como em usinas de geração de energia ou como combustível doméstico, o metano pode ser uma fonte valiosa de energia.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Plano de estudo gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UFRGS/2001

O gás metano (CH4) pode ser obtido no espaço sideral pelo choque entre os átomos de hidrogênio liberados pelas estrelas e o grafite presente na poeira cósmica. Sobre as moléculas do metano pode-se afirmar que o tipo de ligação intermolecular e sua geometria são, respectivamente:

A ligações de hidrogênio e tetraédrica.
B forças de Van der Waals e trigonal plana.
C covalentes e trigonal plana.
D forças de Van der Waals e tetraédrica.
E ligações de hidrogênio e trigonal plana.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail