O metano é um hidrocarboneto alifáticosaturado, ou seja, sua cadeia é aberta e há somente ligações simples entre os átomos. Trata-se de um dos hidrocarbonetos mais importantes. Ele é classificado como alcano e contém apenas um átomo de carbono ligado a quatro átomos de hidrogênio por meio de ligações simples, apresentando fórmula molecular.
O nome metano (CH4) vem justamente da quantidade de carbonos presente na cadeia carbônica (1 carbono = MET), seguido da presença de ligações simples entre os átomos (AN), e a finalização do nome vem de sua função orgânica (hidrocarboneto = O).
Fórmula do metano
Por apresentar um único carbono, suas forças intermoleculares são fracas, do tipo Van der Waals, logo, é encontrado na natureza na forma gasosa. Como contém apenas átomos de carbono e hidrogênio, o tipo de ligação que se forma é a covalente. Além disso, o metano é um gás inodoro e incolor. Sua fórmula eletrônica é:
Fórmula eletrônica do metano
Pela estrutura acima, percebemos que o metano é apolar. Já sua fórmula estrutural está mostrada abaixo:
Fórmula estrutural do metano
Vemos que a geometria molecular do metano é tetraédrica, com o átomo de carbono ocupando o centro do tetraedro. O ângulo entre as ligações C – H é de 109°28’.
O metano possui baixa solubilidade em água, é solúvel em solventes orgânicos e, quando adicionado ao ar, forma uma mistura de alto teor inflamável.
Esse gás foi preparado em laboratório pela primeira vez em 1854, pelo químico e historiador francês Marcellin Berthelot. A reação de obtenção do metano está mostrada a seguir:
CS2 + 2 H2S + 8 Cu → 4 Cu2S + CH4
Vai prestar o Enem? Veja tudo que você precisa saber em Química
Química para o Enem