Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

12 curiosidades sobre o Brasil Império

por Giovana Murça em 04/12/19 150 visualizações

Há quase 200 anos, Dom Pedro I proclamava a independência do Brasil e tornava o Brasil seu império. Mas, a história da família real em terras brasileiras começou anos antes, em 1807, com a chegada da Corte Portuguesa.

Brasil Império
"Independência ou morte", pintura de Pedro Américo

A chegada da família real portuguesa e o período imperial trouxeram uma série de mudanças para a antiga capital Rio de Janeiro e para o país. O período se encerrou em 1889 com a proclamação da república.

Você sabe tudo sobre o Brasil Império? A Revista Quero selecionou 12 curiosidades sobre a chegada da família real e o período imperial. Confira!

1. Família fujona

A Família Real veio fugida para o Brasil em 1807. Isso porque Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Corte Portuguesa para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses. Eles chegaram no país em 22 de janeiro de 1808, após 55 dias de viagem.

Brasil Império
Obra do pintor francês Nicolas Louis Albert de LaRiva representando o embarque da Família Real para o Brasil

2. Viagem péssima

Na época, as condições das viagens marítimas eram péssimas. A nobreza portuguesa enfrentou a falta de higiene, escassez de alimentos e água potável, surtos de viroses e até infestação de piolhos, que obrigou até a princesa Carlota Joaquina a raspar o cabelo.

3. Travessia arriscada

Ainda cruzando o Oceano Atlântico, a frota real enfrentou uma travessia arriscada. Uma tempestade obrigou as embarcações a pararem a viagem, atrasando a chegada no Brasil, e a se dividirem, metade foi para o Rio de Janeiro e outra metade para Salvador. A tripulação também sofreu com dias de sol forte, o que provocou muita desidratação e insolação. 

4. Capital de cara nova

A realeza chegou num país muito precário e logo ordenou rápidas melhorias na infraestrutura principalmente da antiga capital Rio de Janeiro. Então abriram estradas, fábricas e foi criado o primeiro banco do país, o Banco do Brasil. 

5. Relíquias culturais 

Dom João fez uma série de medidas culturais no Rio de Janeiro como a criação do Museu Real, Biblioteca Real (hoje conhecidos como Biblioteca e Museu Nacional), Escola Real de Artes, Teatro Real de São João, Academia Imperial de Belas Artes  e Jardim Botânico. 

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

6. Independência cara

A vinda da Família Real para o Brasil antecipou o processo de Independência do Brasil, que aconteceu em 1822. Entretanto, para se ver livre de Portugal, Brasil teve que pagar 2 milhões de libras de indenização ao país europeu.

7. Nomes reais e gigantes

O nome de Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, tinham dezessete sobrenomes. Seu nome completo era Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. O nome de seu filho, o imperador Pedro II, era um pouco menor, com quatorze sobrenome: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.

8. Imperador adolescente

Dom Pedro II foi nomeado como imperador com apenas 14 anos de idade. A coroação ocorreu com o Golpe da Maioridade arquitetado pelos políticos liberais que pôs fim ao Período Regencial

Brasil Império
Retrato de Dom Pedro II em 1851

9. Imprensa livre

A imprensa vivia plena liberdade durante o reinado de Dom Pedro II. “Durante todo o reinado, a liberdade de imprensa não foi uma só vez atacada. O seu principal cliente era sempre a oposição, e ela bem o fazia; fazia questão que cada erro se fizesse público”, afirmou o político e jornalista da época Joaquim Nabuco. Os jornais podiam defender ou falar mal do imperador abertamente. O imperador dizia: “Imprensa se combate com imprensa”. A liberdade é tanta que até impressionava outros países.

Brasil Império
Jornal retrata Dom Pedro II dormindo, como um imperador incapaz de governar

10. Alô, Dom Pedro II?

O Brasil foi o segundo país do mundo a instalar o telefone, em 1877, poucos meses depois de uma exposição nos Estados Unidos, na qual Dom Pedro II conheceu pessoalmente Graham Bell e seu invento. O primeiro telefone foi instalado na casa da família imperial.

11. Mais modernidades

No processo de modernização, o Brasil também foi o quinto país do mundo a instalar esgoto urbano, o terceiro a ter tratamento de esgoto e o primeiro da América do Sul a instalar um sistema de iluminação elétrica pública, além de expandir as linhas telefônicas pelo território nacional. 

12. Escravidão abolida

A escravidão foi abolida no final do Segundo Reinado. Após pressões internas e externas  desde o Período Joanino, começaram a ser adotadas políticas que levaram ao fim da escravidão no Brasil. Entre elas: Lei Eusébio de Queiroz (1850), Lei do Ventre Livre (1871), Lei dos Sexagenários (1885) e, por fim, a Lei Áurea (1888), assinada pela Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II. Entretanto, a lei não garantiu a integração social, política e econômica da população negra no Brasil.


Manual do Enem

Tudo sobre História do Brasil e outras disciplinas você encontra na plataforma Manual do Enem. São vários conteúdos resumidos e com exercícios para você arrasar no Enem!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54