Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Como ser professor? Descubra o que é preciso para exercer a profissão

por Patrícia Carvalho em 14/10/21

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor no Brasil e tendo em vista a relevância da profissão, a Revista Quero reuniu as principais informações sobre os pré-requisitos para atuar nas salas de aula do Ensino Infantil, Fundamental, Médio ou Superior.

A data existe desde 1947, quando um professor paulista teve a ideia de criar um feriado para homenagear os profissionais. Mas a escolha do dia 15 de outubro não foi ao acaso: a data faz referência ao decreto assinado por D. Pedro I, que determinou a criação do Ensino Elementar.

Entretanto, o Dia do Professor só passou a ser considerado feriado escolar nacionalmente no dia 14 de outubro de 1963, por meio do Decreto Federal 52.682. Desde então, a data é celebrada em todo o País.

Leia também: Conheça a carreira de professor: salário, dia a dia e formação

A principal exigência para exercer a profissão é ter a formação adequada. Entretanto, o tipo de formação exigido varia de acordo com a faixa etária a ser ensinada. 

Descubra qual curso é exigido para quem quer dar aula no Ensino Básico e no Ensino Superior.

professora negra escreve em lousa

Como ser professor do Ensino Básico?

O Ensino Básico é composto por três níveis: Ensino Infantil, Fundamental (I e II) e Médio. 

O Ensino Infantil é voltado para crianças com 0 a 5 anos de idade, matriculadas em creches e pré-escolas. Já o Ensino Fundamental compreende crianças que possuem entre 6 e 14 anos de idade. Por fim, o Ensino Médio é voltado para adolescentes de 15 a 17 anos de idade.

Para ser professor do Ensino Infantil ou Fundamental, é necessário ser formado em Pedagogia. Profissionais formados em Letras também podem dar aula no Ensino Infantil, em escolas bilíngues. No entanto, o professor responsável pela classe deve ser formado em Pedagogia.

Leia também: 
+Letras e Pedagogia: entenda qual é a diferença entre os cursos
+50 melhores faculdades de Pedagogia, segundo o MEC

No Ensino Fundamental I, que abrange do primeiro ao nono ano, além da Pedagogia, são aceitas as licenciaturas de Artes Visuais e Educação Física, apenas para conduzir as disciplinas de artes e educação física, respectivamente.

no Ensino Fundamental II, a formação de Pedagogia deixa de ser aceita e apenas profissionais licenciados podem dar aula. Licenciaturas como Ciências Biológicas, História, Geografia, Letras, Matemática, Artes Visuais e Educação Física estão entre as opções.

Por fim, no Ensino Médio, as mesmas licenciaturas do Ensino Fundamental II são exigidas, assim como as formações em Química, Física, Ciências Sociais e Filosofia.

Veja também: Os melhores cursos de Licenciatura do país, segundo o Guia da Faculdade

Como ser professor do Ensino Superior?

A trajetória para dar aulas no Ensino Superior possui diferenças significativas em relação ao que é exigido no Ensino Básico.

As licenciaturas e a Pedagogia não são necessárias. Essas formações até são aceitas, mas não dão a permissão para lecionar se o profissional não tiver cursado pelo menos o mestrado

Leia também: Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Algumas instituições costumam exigir mestrado e doutorado na contratação de professores em cursos de graduação e pós-graduação. Mas as regras variam de acordo com o processo seletivo da instituição.

Um fato curioso sobre ser professor do Ensino Superior, é que mesmo profissionais com diploma de bacharelado podem exercer o ofício, desde que tenham o mestrado. Um engenheiro, por exemplo, pode dar aulas em cursos de graduação, desde que ele tenha concluído o mestrado.

O que é preciso para ser professor de escola pública?

As escolas públicas são administradas pelo estado (escolas estaduais) ou municípios (escolas municipais) e, por serem instituições públicas, o ingresso é feito a partir de concurso público.

Exceção à regra vai para professores temporários. Para ocupar vagas temporárias é preciso se inscrever e participar de um processo seletivo.

Veja também: Concurso público: o que é e como funciona

Economize na formação para se tornar professor

A Quero Bolsa, em parceria com milhares de instituições distribuídas por todo o País, oferece bolsas de estudo em cursos de graduação e pós-graduação, inclusive as licenciaturas e mestrados mencionados ao longo do texto. 

O desconto é aplicado em todas as mensalidades do curso e pode ser obtido de forma simplificada. O primeiro passo é acessar o site da Quero Bolsa ou clicar no botão mais adiante para ser redirecionado, filtrar as suas preferências (instituição, curso, localização e modalidade) e fazer a adesão. 

Conheça algumas instituições que oferecem bolsas de estudo no site da Quero Bolsa:

Encontrar bolsas de estudo

Está decidido a se tornar professor? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54