
Enade é obrigatório? Entenda e veja quem precisa fazer
Isabella Baliana | 24/11/25Confira quem deve fazer o Enade 2025 e saiba o que acontece com quem falta ao exame.
Confira quem deve fazer o Enade 2025 e saiba o que acontece com quem falta ao exame.
Em resumo:
Entenda melhor abaixo!
A prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2025 foi aplicada no domingo, 23 de novembro, para os concluintes de cursos de bacharelado e de tecnologia de diversas instituições de ensino superior em todo o Brasil.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Além da aplicação, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre a obrigatoriedade de participar do exame. Afinal, a participação no Enade é realmente obrigatória para todos os estudantes dos cursos de graduação selecionados?
Entenda melhor a seguir e confira o que acontece se não fizer o Enade.

Sim, o Enade é uma prova obrigatória para todos os estudantes concluintes dos cursos de graduação (bacharelado e tecnologia) que são convocados anualmente pelo Ministério da Educação (MEC). A participação no exame é um componente curricular obrigatorio e, sem a realização da prova, o aluno não poderá colar grau nem obter o seu diploma.
O Enade serve como um indicador de qualidade do ensino superior no Brasil, sendo fundamental para a avaliação das instituições e cursos em termos de qualidade acadêmica.
Vale lembrar que o Enade avalia, a cada ano, diferentes áreas do conhecimento. Assim, os cursos dentro de uma determinada área são avaliados apenas a cada três anos.
Nesta edição, segundo o edital do Enade 2025, devem participar todos os estudantes concluintes dos seguintes cursos de bacharelados e tecnólogos:
Bacharelados
Tecnólogos
Não, a aprovação no Enade não é um requisito para a colação de grau, ou seja, para poder ser formar. A obrigatoriedade recai sobre a participação na prova, e não no desempenho.
Assim, mesmo que o aluno não obtenha um bom resultado no Enade, isso não o impede de se formar, o fato de realizar o exame é o que valida a conclusão do curso.
No entanto, o desempenho na prova é importante para a avaliação da qualidade do curso e da instituição nos sistemas de Educação Superior do Brasil, influenciando o cálculo do conceito do curso, um dos indicadores divulgado pelo MEC.
Enade terá modificações a partir de 2025, diz diretor do MEC
+ Enade das Licenciaturas é oficializado pelo MEC; entenda o que é e veja datas
Se o aluno não fizer o Enade, ele não poderá concluir oficialmente o seu curso de graduação. A participação na prova é obrigatória para todos os estudantes que estão se formando, ou seja, aqueles que estão no último ano dos cursos que serão avaliados pelo MEC.
Aqui está o que acontece se você não fizer a prova:
Situação irregular: se você estava habilitado para prestar o Enade e não compareceu à prova, você fica irregular perante o MEC. Isso significa que, inicialmente, você não poderá colar grau nem receber o diploma. Essa irregularidade pode ser um obstáculo para a conclusão do curso.
Solicitação de dispensa: Apesar da obrigatoriedade, o MEC oferece uma forma de regularizar a situação. No Enade 2025, o estudante ausente pode solicitar uma dispensa oficial entre 14 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026, desde que consiga comprovar um motivo legítimo para a ausência. Entre os motivos aceitos estão:
O pedido deve ser feito no Sistema Enade, podendo ser feito tanto pelo estudante quanto pela própria instituição de ensino, dependendo da situação.
A justificativa será analisada pela universidade, que encaminha a solicitação ao Inep, que deve devolver a resposta até o dia 20 de março de 2026.
Inep retifica cronogramas do Enade e do Enamed 2025; veja o que muda
Caso o Inep negue a justificativa ou a instituição não a encaminhe, o aluno continuará em situação irregular e não poderá concluir o curso até regularizar a situação. Isso significa que o estudante precisará aguardar o próximo ciclo do Enade para poder fazer a prova e conseguir a aprovação final.
Se você perdeu a prova, não se preocupe! Ainda é possível reverter a situação. Confira todos os próximos passos aqui: Perdi a prova do Enade 2025 e agora?
Após se formar na faculdade, fazer uma pós-graduação é uma ótima opção para investir ainda mais no seu currículo e alcançar as melhores oportunidades no mercado de trabalho.
E no site da Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo com até 80% de desconto para cursos de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.
Essa é uma alternativa viável para quem pretende voltar a estudar sem comprometer o orçamento.
Clique no botão abaixo, procure pelo curso do seu interesse e garanta a sua bolsa:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.