O fato de que cursos auxiliam na trajetória profissional não é novidade. A educação básica (Ensino Fundamental e Médio) e superior abrem portas para novas perspectivas de carreira, por meio de cargos que exigem um nível específico de conhecimentos.
+ Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto
É aí que a confusão ganha espaço. São tantos níveis educacionais que pode não ser fácil compreender a diferença entre um e outro, especialmente quando se trata de educação superior.
Se essa questão te aflige, não se preocupe. A Revista Quero reuniu as principais informações que vão esclarecer o assunto. Descubra, a seguir, o que é um curso superior.

Leia mais:
+ O que é um curso técnico?
+ Como entrar na faculdade?
O que é um curso superior?
Um curso superior é uma etapa de formação acadêmica que prepara o estudante para áreas específicas do mercado de trabalho, com conhecimentos singulares e especializados.
Diferente do Ensino Fundamental e Médio, o curso superior forma profissionais de acordo com as exigências de sua área. Ele é desenvolvido em universidades, centros universitários e faculdades, e inclui diferentes modalidades e níveis de capacitação.
Existem três principais tipos: graduação, pós-graduação e cursos tecnológicos. Cada um apresenta distinções e atende a estudantes de diferentes perfis. Entenda.
Licenciatura e Bacharelado
A graduação é o primeiro nível da educação superior. Ela é dividida em dois modelos principais: licenciatura e bacharelado.
Licenciatura: A licenciatura é destinada a profissionais que desejam seguir a carreira docente, atuando como professores de Ensino Fundamental ou Médio. Os cursos que compõem esse modelo apresentam metodologias de ensino e práticas pedagógicas. A duração média de uma licenciatura é de quatro anos, e inclui opções como: Matemática, Pedagogia, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e outros.
Confira tudo sobre a licenciatura
Bacharelado: O bacharelado, por sua vez, capacita o aluno para atuar no mercado de trabalho como um profissional qualificado, seja no setor de saúde, engenharias, ciências humanas, exatas, entre outras. Sua duração varia entre quatro a cinco anos, dependendo do curso. Algumas das principais alternativas de bacharelado incluem: Engenharia, Medicina, Enfermagem, Administração, Psicologia e muitos outros.
Confira tudo sobre o bacharelado
Pós-graduação: Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado
Após a graduação, muitos profissionais optam por dar continuidade aos estudos, por meio de uma pós-graduação. Esse nível é dividido em dois modelos principais: lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado).
Confira tudo sobre a especialização
Confira tudo sobre o MBA
Mestrado: O mestrado é a etapa educacional que introduz o estudante ao universo de pesquisa acadêmica. Durante o programa, os participantes desenvolvem uma dissertação baseada em pesquisa científica, com duração de dois anos.
Confira tudo sobre o mestrado
Doutorado: O doutorado é o nível mais elevado da educação superior. Com duração de quatro anos ou mais, ele é vinculado à pesquisa científica avançada. Ao final do curso, o estudante apresenta uma tese original para sua área de conhecimento.
Confira tudo sobre o doutorado
Cursos Tecnológicos
Os cursos tecnológicos, por outro lado, diferenciam-se por sua extensão curta e prática. O programa é procurado por quem deseja uma rápida inserção profissional em áreas como tecnologia, gestão, logística e produção industrial.
Confira tudo sobre o curso tecnológico