O que é um curso superior?

Perdido na divisão entre os níveis de ensino? Descubra o que é um curso superior, suas modalidades e aplicações práticas

O fato de que cursos auxiliam na trajetória profissional não é novidade. A educação básica (Ensino Fundamental e Médio) e superior abrem portas para novas perspectivas de carreira, por meio de cargos que exigem um nível específico de conhecimentos.

+ Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

É aí que a confusão ganha espaço. São tantos níveis educacionais que pode não ser fácil compreender a diferença entre um e outro, especialmente quando se trata de educação superior.

Se essa questão te aflige, não se preocupe. A Revista Quero reuniu as principais informações que vão esclarecer o assunto. Descubra, a seguir, o que é um curso superior.


Leia mais:
O que é um curso técnico?
Como entrar na faculdade?

O que é um curso superior?

Um curso superior é uma etapa de formação acadêmica que prepara o estudante para áreas específicas do mercado de trabalho, com conhecimentos singulares e especializados. 

Diferente do Ensino Fundamental e Médio, o curso superior forma profissionais de acordo com as exigências de sua área. Ele é desenvolvido em universidades, centros universitários e faculdades, e inclui diferentes modalidades e níveis de capacitação.

Existem três principais tipos: graduação, pós-graduação e cursos tecnológicos. Cada um apresenta distinções e atende a estudantes de diferentes perfis. Entenda.

Licenciatura e Bacharelado

A graduação é o primeiro nível da educação superior. Ela é dividida em dois modelos principais: licenciatura e bacharelado.

Confira tudo sobre a licenciatura

  • Bacharelado: O bacharelado, por sua vez, capacita o aluno para atuar no mercado de trabalho como um profissional qualificado, seja no setor de saúde, engenharias, ciências humanas, exatas, entre outras. Sua duração varia entre quatro a cinco anos, dependendo do curso. Algumas das principais alternativas de bacharelado  incluem: Engenharia, Medicina, Enfermagem, Administração, Psicologia e muitos outros. 

Confira tudo sobre o bacharelado

Pós-graduação: Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado

Após a graduação, muitos profissionais optam por dar continuidade aos estudos, por meio de uma pós-graduação. Esse nível é dividido em dois modelos principais: lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado).

  • Especialização: A especialização prepara profissionais para áreas específicas, fornecendo conhecimentos aprofundados. Ela dura de um a dois anos e é desenvolvida por quem já atua no mercado e deseja se especializar em determinado nicho.

Confira tudo sobre a especialização
  • MBA (Master in Business Administration): O MBA é uma modalidade relacionada ao campo de gestão e negócios. Ele estimula habilidades de liderança, estratégia e gestão empresarial.

Confira tudo sobre o MBA

  • Mestrado: O mestrado é a etapa educacional que introduz o estudante ao universo de pesquisa acadêmica. Durante o programa, os participantes desenvolvem uma dissertação baseada em pesquisa científica, com duração de dois anos.

Confira tudo sobre o mestrado
  • Doutorado: O doutorado é o nível mais elevado da educação superior. Com duração de quatro anos ou mais, ele é vinculado à pesquisa científica avançada. Ao final do curso, o estudante apresenta uma tese original para sua área de conhecimento. 

Confira tudo sobre o doutorado

Cursos Tecnológicos

Os cursos tecnológicos, por outro lado, diferenciam-se por sua extensão curta e prática. O programa é procurado por quem deseja uma rápida inserção profissional em áreas como tecnologia, gestão, logística e produção industrial.

Confira tudo sobre o curso tecnológico

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Quais são as diferenças em relação à educação básica?

Uma das principais diferenças entre o curso superior e a educação básica está no nível de capacitação. Enquanto o Ensino Fundamental e Médio oferecem uma formação generalista, os cursos superiores adotam conteúdos específicos e voltados diretamente para a carreira que o estudante deseja seguir.

Outra diferença está no ambiente de ensino. As instituições de ensino superior proporcionam maior autonomia ao aluno, com menos supervisão direta e um foco maior na autogestão do aprendizado.

Quais são as vantagens de cursar o ensino superior

Cursar o ensino superior oferece vantagens competitivas, tanto profissionais quanto pessoais. A formação acadêmica aumenta significativamente a relevância na busca por oportunidades de emprego, já que muitas profissões exigem essa qualificação mínima.

Além disso, um diploma de ensino superior permite ao profissional se destacar no mercado, alcançar cargos de liderança e atuar em áreas especializadas, com maior valorização salarial.

Como entrar em um curso superior?

Agora que já compreendeu o que é o ensino superior e suas diferentes modalidades, que tal dar o primeiro passo e entrar em uma graduação? Com a Quero Bolsa, você pode ingressar na faculdade com descontos nas mensalidades de até 80%. Isso vale para milhares de cursos e instituições de todo o país.

Clique no botão abaixo e encontre as melhores ofertas de sua região:

Encontre bolsas de estudo

Confira algumas faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem descontos especiais pela Quero Bolsa:

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações