Analista contábil: tudo sobre a profissão
Aquele que atua com pagamentos e recebimentos de empresas
Profissional poderá atuar em diversas áreas e atividades


Sobre a profissão
O que faz um Analista contábil?
O analista contábil é o profissional presente na orientação e com a atuação de tarefas ligadas à demanda de pagamentos e recebimentos. Após a conclusão do curso superior ou técnico, o profissional terá conhecimento para trabalhar com balancetes, relatórios, todo o processo analítico e documental,além da gestão de contas patrimoniais de empresas/pessoas jurídicas e pessoas físicas.
Vale destacar que a formação em Contabilidade/Ciências Contábeis é uma das mais buscadas no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior 2021, a área apresentou o quinto maior número de estudantes matriculados (338.933), o sétimo maior número de ingressantes (143.382) e o quarto maior número de concluintes (50.372), de acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Educação.
Veja também: Quer fazer um curso de Ciências Contábeis ou Contabilidade, mas não sabe como escolher? A Quero Bolsa te ajuda! Você poderá optar pelo curso de graduação, que apresenta duração média de 4 anos (8 semestres) para conclusão. Por outro lado, se você já concluiu a graduação, uma pós-graduação pode ser o seu diferencial aos olhos do mercado de trabalho.
Agora, se você quer uma formação mais enxuta e com possibilidade de rápida inserção no mercado de trabalho, veja as bolsas de cursos técnicos e cursos livres em Contabilidade no site da Quero Bolsa.
Como atua um Analista contábil?
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, o Analista Contábil poderá atuar com as seguintes atribuições:
- Legalizar empresas, elaborando contrato social/estatuto e notificando encerramento junto aos órgãos competentes;
- Administrar os tributos da empresa;
- Registrar atos e fatos contábeis;
- Controlar o ativo permanente;
- Gerenciar custos;
- Administrar o departamento pessoal;
- Preparar obrigações acessórias, tais como declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administrar o registro dos livros nos órgãos apropriados;
- Elaborar demonstrações contábeis;
- Prestar consultoria e informações gerenciais;
- Realizar auditoria interna e externa;
- Atender solicitações de órgãos fiscalizadores e realizam perícia.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do analista contábil é de, em média, R$ 4.991,50.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Onde atua um Analista contábil?
O profissional poderá atuar em escritórios de contabilidade, tribunal de contas, em consultoria de empresas, prefeituras e demais organizações. O profissional apresenta possibilidade de atuação em instituições públicas ou privadas e, além disso, o analista contábil encontrará oportunidades na educação. Afinal, ele poderá estar vinculado à atribuição de aulas em instituições de ensino superior ou de nível médio.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um contador.
Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Contabilidade ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.
Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 300 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: contador, técnico em informática e outras profissões.
Por que ser um Analista contábil?
Como se tornar um Analista contábil?
Para trabalhar como analista contábil, é necessário concluir a graduação em Ciências Contábeis, de uma instituição credenciada pelo MEC, e ter o CRC (registro profissional) ativo. Além disso, a realização de uma pós-graduação pode ser um diferencial ao profissional perante o mercado de trabalho.
O curso de Ciências Contábeis foca em disciplinas básicas, que incluem sociologia, economia, direito e administração, no primeiro ano. O curso traz também aulas voltadas para a formação técnica e gerencial, como teoria da contabilidade e planejamento. De acordo com a página do curso de Ciências Contábeis, o estudante encontrará três núcleos:
- Núcleo de Formação Básica: estudos relacionados com outras áreas do conhecimento, como Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática e Estatística;
- Núcleo de Formação Profissionalizante: estudos específicos em Teorias da Contabilidade, incluindo as noções das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não-governamentais, de auditorias, perícias, arbitragens e controladoria, com suas aplicações nos setores público e privado;
- Núcleo de Formação Teórico-Prática: estágio curricular supervisionado, atividades complementares, estudos independentes, conteúdos optativos, prática em laboratório de informática utilizando softwares atualizados para Contabilidade.
A duração média da graduação em Ciências Contábeis é de quatro anos. Fica a critério da instituição de ensino a exigência de estágio e de trabalho de conclusão de curso.
Os valores para o curso de Ciênicas Contábeis apresentam variações de preços de acordo com as características do curso disponibilizado pela instituição de ensino superior. As modalidades de ensino (presencial, semipresencial e a distância (EaD) e a duração do curso podem ser fatores impactantes para a escolha da oportunidade ideal do estudante.
Para facilitar a busca pela bolsa ideal, você poderá filtrar a bolsa de estudo em Ciências Contábeis que atende suas necessidades pessoais, como o tempo para concluir a formação e a modalidade de ensino. Basta acessar o site da Quero Bolsa e selecionar as perguntas:
- Que tipo de curso quer fazer?
- Qual curso quer estudar?
- Em que cidade quer estudar?
Além disso, você ainda poderá refinar a pesquisa para outros itens, por exemplo, modalidade, preço, proximidade, avaliação e outros itens disponibilizados pela QB.
Oportunidades para se tornar Analista contábil
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?