logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Analista de processos: tudo sobre a profissão

Aquele que analisa e promove melhorias nos processos de empresas. Profissional é essencial para aumentar a produtividade de processos e serviços
analista de processos

Sobre a profissão

O analista de processos trabalha com a gestão dos processos de uma empresa, visando ao aumento da produtividade e da rentabilidade por meio de um planejamento estratégico. Esse profissional é encarregado de analisar, revisar, propor melhorias e apoiar a gestão dos processos de produção, que variam de acordo com o setor em que está inserido.

Assim, o analista de processos é responsável por revisar todas as etapas produtivas, de modo a encontrar possíveis falhas e gargalos.

Em suas funções, o analista de processos mapeia e estuda todos os fluxos de trabalho da empresa ou do setor em que está inserido. Ele conhece e pesquisa novos parâmetros e fluxos que sejam mais produtivos, de modo a solucionar erros e implementar melhorias para aumentar a produtividade. A depender do setor em que está inserido, o analista de processos também pode implementar a automação de processos mecânicos e que colaborem para o crescimento da performance da área. O salário médio de um analista de processos no país é de R$ 3.617,00, de acordo com dados do portal Vagas.com.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.

O analista de processos pode encontrar espaço em qualquer empresa ou indústria, nos setores de gestão.

Por que ser um Analista de processos?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Analista de processos

    Como se tornar um Analista de processos?

    Para se tornar um analista de processos, não é necessário ter uma formação específica, mas uma graduação nas áreas correlatas pode auxiliar na admissão no setor. Além disso, cursos livres ou especializações relacionadas a gestão, gestão de processos, gestão de fluxos, entre outros relacionados, podem trazer mais um diferencial para o currículo. Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Administração, por exemplo, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Caso você tenha outras dúvidas sobre os cursos de Administração, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?