O capitão da Polícia Militar ocupa uma patente intermediária dentro da carreira de oficial, estando acima do primeiro tenente e abaixo do major. É chamado de oficial intermediário porque acima dele estão as patentes superiores, que ocupam postos mais estratégicos.
Já o capitão é um dos oficiais responsáveis por coordenar as tropas de praças e oficiais de patentes inferiores, fazendo a ponte entre as decisões estratégicas e os impactos operacionais no corpo de soldados, cabos, sargentos e tenentes.
O capitão da Polícia Militar realiza a ponte entre praças e oficiais subalternos e as decisões tomadas pelo comando da corporação (major, tenente coronel e coronel), observando o cumprimento das regras hierárquicas e do respeito às obrigações militares. Seu trabalho consiste em comandar a companhia de policiais militares à qual é designado, fazendo valer o cumprimento das ordens superiores.
O salário médio de um capitão da Polícia Militar no país é de R$ 13.367, de acordo com dados do portal de recrutamento Glassdoor.
O capitão da Polícia Militar atua nos batalhões, comandando as unidades de policiais que realizam o trabalho de policiamento ostensivo.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar capitão da Polícia Militar, é necessário prestar o concurso público para a carreira de oficial da PM do estado. Uma vez ingressando na corporação como oficial, o primeiro posto ocupado é de segundo tenente.
Para chegar a capitão, é necessário seguir o caminho de promoções (via processos seletivos internos ou por mérito) para primeiro tenente e, depois, chegar ao posto de capitão.
Veja também: Confira os cursos de pós-graduação em Direito Militar no site da Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.