logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Capitão da polícia militar: tudo sobre a profissão

Aquele que coordena unidades dentro da corporação. O oficial intermediário é responsável por mediar as relações entre oficiais superiores e oficiais subalternos
capitão da polícia militar

Sobre a profissão

O capitão da Polícia Militar ocupa uma patente intermediária dentro da carreira de oficial, estando acima do primeiro tenente e abaixo do major. É chamado de oficial intermediário porque acima dele estão as patentes superiores, que ocupam postos mais estratégicos.

Já o capitão é um dos oficiais responsáveis por coordenar as tropas de praças e oficiais de patentes inferiores, fazendo a ponte entre as decisões estratégicas e os impactos operacionais no corpo de soldados, cabos, sargentos e tenentes.

O capitão da Polícia Militar realiza a ponte entre praças e oficiais subalternos e as decisões tomadas pelo comando da corporação (major, tenente coronel e coronel), observando o cumprimento das regras hierárquicas e do respeito às obrigações militares. Seu trabalho consiste em comandar a companhia de policiais militares à qual é designado, fazendo valer o cumprimento das ordens superiores.

O salário médio de um capitão da Polícia Militar no país é de R$ 13.367, de acordo com dados do portal de recrutamento Glassdoor.

O capitão da Polícia Militar atua nos batalhões, comandando as unidades de policiais que realizam o trabalho de policiamento ostensivo.

Por que ser um Capitão da polícia militar?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Capitão da polícia militar

    Como se tornar um Capitão da polícia militar?

    Para se tornar capitão da Polícia Militar, é necessário prestar o concurso público para a carreira de oficial da PM do estado. Uma vez ingressando na corporação como oficial, o primeiro posto ocupado é de segundo tenente.

    Para chegar a capitão, é necessário seguir o caminho de promoções (via processos seletivos internos ou por mérito) para primeiro tenente e, depois, chegar ao posto de capitão.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.