O cientista da computação possui habilitação para desenvolver sistemas e aplicações, determinar a interface gráfica, implantar decisões tecnológicas e trabalhar com a parte estrutural do banco de dados, além da codificação dos programas. Em outras palavras, um profissional que está envolvido com soluções computacionais desde situações básicas até ambientes mais complexos de resolução.
De acordo com a página do curso no Quero Bolsa, o profissional pode projetar, implantar e realizar manutenção de aplicações ou sistemas. Além disso, o cientista da computação seleciona os seus recursos de trabalho. Ou seja, ele é o responsável por adotar metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento.
Portanto, o cientista da computação desenvolve e gerencia ferramentas, sistemas ou programas que permitem o funcionamento de toda estrutura computacional.
A atuação do profissional em Ciência da Computação pode depender das características da empresa contratante. O cientista da computação pode trabalhar sozinho ou com uma equipe mais abrangente. Além disso, suas tarefas podem ser realizadas dentro de um escritório ou departamento de tecnologia, em formato remoto e a distância.
O cientista da computação tem possibilidade de atuação para empresas ou instituições que façam uso frequente de computadores. Além da manutenção das máquinas, desenvolvimento e gestão de softwares, o profissional pode sanar dúvidas dos companheiros de trabalho ou auxiliar em reparos no universo computacional.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Veja também: Tudo sobre o curso de Computação Gráfica no site da Quero Bolsa.
O campo de atuação de um cientista da computação é vasto. O profissional poderá desempenhar suas atividades em universidades, institutos de pesquisa e empresas, tanto no setor público como no privado. Como o universo computacional está presente em empresas ou instituições de variados portes, o cientista da computação pode ingressar em localidades que necessitam de cuidados em sua infraestrutura tecnológica.
De acordo com o portal Glassdoor, o salário médio nacional de um cientista da computação é de R$4.778,00 por mês no Brasil.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O Quero Bolsa disponibiliza oportunidades de cursos de bacharelado em Ciência da Computação. A duração média do bacharelado de Ciência da Computação é de 4 anos e o trabalho de conclusão de curso (TCC) é obrigatório.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciência da Computação deve abranger conteúdos básicos e tecnológicos referentes à área geral da Computação, assim como os conteúdos específicos, sejam eles básicos ou tecnológicos, de Ciência da Computação.
Caso você tenha outras dúvidas sobre, o curso de Ciência da Computação e áreas correlatas, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.