A área da Ciência de Dados permite que os profissionais programem sistemas e modelos que atendam às demandas das empresas e usuários. Como exemplo, é possível mencionar as ferramentas de sugestão automática presentes em alguns dos principais aplicativos. O sistema, em questão, analisa os acessos do usuário e lhe apresenta um produto que, potencialmente, atenda ao seu interesse.
O processo mencionado é apenas uma das muitas possibilidades interligadas à Ciência de Dados e produção de sistemas. Os procedimentos são complexos e demandam a presença de diferentes profissionais do setor, sendo delegada uma função específica para cada especialista.
Entre os participantes do processo, destaca-se o engenheiro de machine learning. O profissional da área atua em conjunto com os cientistas de dados para auxiliar no desenvolvimento de modelos de sistemas, bem como no deploy (instalação e propagação) do modelo criado.
Para simplificar o processo apresentado, imagine uma empresa que deseja desenvolver um sistema de reconhecimento facial. Nesse caso, o cientista de dados compilará as informações necessárias e realizará a programação. Enquanto isso, o engenheiro de machine learning auxiliará no processamento dos dados, que serão transformados em informações.
Após o desenvolvimento do modelo de reconhecimento, o engenheiro de machine learning efetuará o deploy dos sistemas, além de executar testes que contribuam para o aprimoramento da máquina. Por fim, o resultado será um sistema capaz de tomar decisões e aprender por conta própria, com base no treinamento prévio desempenhado em conjunto pelos profissionais mencionados.
Em suma, a atuação do profissional de machine learning (aprendizado de máquinas), é auxiliar na construção e deploy de modelos de inteligência artificial que poderão ser utilizadas por empresas e usuários, seja em aplicativos, sites e demais sistemas.
O engenheiro de machine learning atua no desenvolvimento de inteligências artificiais de autoaprendizagem. Os modelos resultantes são capazes de tomar decisões por conta própria, avaliando o cenário inserido. Por esse motivo, as aplicações são vastas. Tais sistemas podem estar presentes em aplicativos, sites, banco de dados, automóveis, entre diversas outras possibilidades.
Em sua rotina, o profissional trabalha em conjunto com outros especialistas do setor, como o cientista de dados, por exemplo, que projeta e programa os sistemas.
Entre as atividades desempenhadas pelo engenheiro de machine learning, destacam-se:
O engenheiro de machine learning pode atuar em empresas de diferentes setores que demandam a presença de um profissional especializado na construção de modelos de inteligência artificial. Entre as possibilidades, é possível citar startups, instituições financeiras, empresas de varejo e organizações ligadas à tecnologia.
De acordo com a plataforma Glassdoor, o salário do Engenheiro de Machine Learning é de, em média, R$ 7.558,00. As remunerações podem atingir valores ainda superiores, o que varia de acordo com as funções exercidas pelo profissional e a empresa contratante.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para atuar na área de machine learning, é fundamental que o profissional domine as diferentes linguagens de programação, dispondo de conhecimentos referentes à tecnologia e a ciência de dados. Tais competências podem ser adquiridas por meio de formações de nível superior, como a faculdade de Ciência de Dados e Machine Learning.
Além da formação mencionada, existem outras opções de cursos, como a graduação em Ciência de Dados, Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nesse caso, após a conclusão do curso inicial, o profissional pode ingressar em uma pós-graduação que aborde os conceitos de machine learning, compreendendo os processos desempenhados pelos especialistas do setor.
Se você tem interesse de ingressar na área, a Quero Bolsa pode te ajudar. Veja, em nosso site, descontos de até 80% para a faculdade de Ciência de Dados.
Caso você esteja a procura de uma pós-graduação, confira bolsas para a especialização em Inteligência Artificial e Machine Learning.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.