Logo Quero Bolsa

Gerente de tesouraria: tudo sobre a profissão

Responsável pela gestão estratégica de recursos financeiros de uma empresa, incluindo fluxo de caixa, investimentos, gestão de riscos e relacionamentos bancários

Sua função é garantir a liquidez adequada e maximizar o retorno sobre os investimentos.

Ver bolsas de até 90%
As melhores Bolsas para o 2º Semestre 2025

Sobre a profissão

O que faz um Gerente de tesouraria?

O gerente de tesouraria é o profissional responsável por administrar o fluxo de caixa de uma empresa, controlando recebimentos, pagamentos e investimentos.

Seu objetivo é garantir a saúde financeira da organização, enquanto avalia riscos e acompanha a entrada e saída de recursos.

A prática diária envolve a elaboração de projeções, o monitoramento de contas a pagar e a receber e a negociação com bancos referente a condições de crédito, empréstimos e aplicações.

Além disso, ele avalia riscos de mercado, câmbio e juros, implementando políticas para proteger o patrimônio da organização.

+ Veja bolsas de estudo para o curso de Gestão Financeira

Como atua um Gerente de tesouraria?

O gerente de tesouraria atua para monitorar a posição de caixa da empresa, garantindo a disponibilidade dos recursos financeiros para cobrir despesas operacionais, pagamentos de fornecedores, salários dos funcionários e outros compromissos contábeis.

Também é sua responsabilidade negociar linhas de crédito, financiamentos e aplicações com bancos, buscando as melhores condições para a organização.

Sua rotina envolve, ainda, a supervisão da equipe de tesouraria e a gestão de riscos financeiros, propondo medidas de proteção contra oscilações de câmbio, variação de taxas de juros e outras variáveis de mercado.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Onde atua um Gerente de tesouraria?

O gerente de tesouraria pode atuar em empresas de todos os segmentos, sejam de médio ou grande porte, especialmente em setores que lidam com alto volume de transações financeiras, como indústrias, comércio, bancos e multinacionais.

Ele também pode atuar em instituições financeiras, administrando recursos de clientes corporativos ou participando da gestão de carteiras de crédito e investimentos.

Há espaço, ainda, em consultorias financeiras, onde o profissional presta apoio a empresas na elaboração de políticas de tesouraria, reestruturação de dívidas ou otimização do uso de capital.

Por que ser um Gerente de tesouraria?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Gerente de tesouraria?

Para se tornar gerente de tesouraria, é necessário concluir a graduação em Administração, Economia, Contabilidade ou Finanças. É durante o percurso acadêmico que os profissionais adquirem as competências necessárias para a prática de gestão financeira.

Algumas instituições também valorizam cursos de pós-graduação ou MBA em finanças, controladoria ou gestão empresarial, que aperfeiçoam os conhecimentos em gestão de recursos e tomada de decisões estratégicas.

Além da formação acadêmica, o profissional deve possuir um histórico de experiência prática na área financeira, ocupando cargos anteriores como analista ou coordenador financeiro.

A familiaridade com ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão financeira (ERP), é igualmente valorizada.

Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Ciências Contábeis em sua região.

Oportunidades para se tornar Gerente de tesouraria

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

As melhores Bolsas para o 2º Semestre 2025

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?