O salário médio de um Auxiliar de Cozinha no Brasil é de R$ 1.292,56.
As especialidades com os melhores salários são Auxiliar nos Serviços de Alimentação.
Essas informações são baseadas nas 217717 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil.
Especialidade | Salário médio |
---|---|
Auxiliar nos Serviços de Alimentação | R$ 1.557,48 |
O auxiliar de cozinha é encarregado de contribuir na preparação de alimentos. Ele facilita o trabalho do chefe de cozinha, deixando os ingredientes e recursos em ordem. O profissional também colabora para a elaboração de pratos, doces e aperitivos, assegurando a higiene do ambiente culinário.
Suas atividades incluem cortar, descascar, lavar alimentos, organizar, limpar a área de trabalho, e auxiliar no preparo de pratos. Além disso, o auxiliar pode ajudar na montagem de cardápios e no controle de estoque de alimentos e suprimentos.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
As carreiras de ajudante e auxiliar de cozinha são relacionadas. Ainda assim, possuem diferenças. O ajudante de cozinha se concentra em tarefas básicas e de apoio. Suas responsabilidades envolvem a preparação de ingredientes, lavagem e descascamento de vegetais, montagem de pratos simples, limpeza de utensílios e a manutenção da organização na área de trabalho.
Já o auxiliar de cozinha tem um papel mais abrangente. Esses profissionais são frequentemente responsáveis por tarefas como a preparação de pratos elaborados, a montagem final dos pratos, a preparação de guarnições e, em alguns casos, podem até contribuir com ideias criativas para os pratos.
O auxiliar de cozinha presta o suporte na preparação dos alimentos e manutenção da limpeza dos espaços de trabalho. Ele busca otimizar os processos culinários, desde o pré-preparo de ingredientes até a organização dos utensílios, assegurando que tudo esteja à disposição dos cozinheiros.
A carreira é regrada pela eficiência, tendo em vista a dinâmica acelerada da cozinha.
A carreira prática de um auxiliar de cozinha envolve a preparação de alimentos, higienização e disposição de ingredientes. O profissional também é responsável pela gestão de estoques de alimentos.
O mercado de trabalho para auxiliares de cozinha não exige formação acadêmica, valorizando a experiência prática e habilidades desenvolvidas no ambiente de trabalho. Contudo, cursos de curta duração em culinária são diferenciais competitivos.