A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, como emoções, pensamentos, percepções e atitudes, buscando compreender como as pessoas sentem, pensam e agem em diferentes situações.
Em resumo:
O curso de Psicologia é voltado ao estudo do comportamento humano, emoções, pensamentos e relações sociais, com base teórica em disciplinas como biologia, sociologia, filosofia, neurociência etc., e práticas como estágios e produção de trabalho final.
A graduação tem duração média de 5 anos, não pode ser feita 100% a distância (por exigência do MEC/CFP), havendo possibilidade de modalidade semipresencial com parte teórica online e parte prática presencial.
O psicólogo tem atuação diversificada (clínica, educacional, organizacional, social, neuropsicologia, jurídico, entre outras), precisa de registro no CRP.
Veja mais informações abaixo.
Ela combina conhecimentos de áreas como biologia, sociologia e filosofia, permitindo entender o desenvolvimento humano, as influências do meio social e promover saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Na prática, a Psicologia se aplica em múltiplos contextos, oferecendo apoio individual e coletivo e contribuindo tanto para a resolução de problemas quanto para o crescimento pessoal e profissional.
Principais aspectos da Psicologia:
Estudo do comportamento humano e dos processos mentais.
Compreensão de emoções, pensamentos, percepções e atitudes.
Base teórica em biologia, sociologia e filosofia.
Promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Aplicação em áreas clínica, educacional, organizacional e social.
Contribuição para desenvolvimento pessoal e resolução de problemas.
De acordo com Gabriella Neves, psicóloga da FourC Bilingual Academy e da FourC Learning, projeto voltado ao desenvolvimento profissional de educadores, a maior procura pela formação se deve ao processo de desmistificação sobre o psicólogo ser só para "loucos" ou pessoas doentes.
Essa quebra de preconceitos, essa ressignificação da necessidade de buscar terapia, ampliando para um maior conhecimento das pessoas, isso faz com que aumente a busca, o interesse, o conhecimento sobre a saúde mental e consequentemente mais pessoas se sentem seguras para buscar isso como profissão, para conhecer mais e poder atuar na área
, explica.
Encontre bolsas de estudo para o curso de Psicologia
Quanto tempo dura a faculdade de Psicologia?
A faculdade de Psicologia dura cinco anos, seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC). O curso inclui disciplinas teóricas e atividades práticas que se intensificam a partir do segundo ano.
Existe curso de Psicologia a distância (EaD)?
No Brasil, não existem cursos de graduação em Psicologia 100% EaD, devido às exigências do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que determinam uma carga horária mínima de atividades presenciais.
No entanto, algumas instituições oferecem cursos de Psicologia na modalidade semipresencial, onde parte das disciplinas teóricas é realizada online, enquanto as atividades práticas e avaliações ocorrem presencialmente, o que garante mais flexibilidade e acessibilidade a vários estudantes.
Como a psicologia trabalha com humanos e com relações humanas, as aulas presenciais são fundamentais. As tecnologias aparecem nas aulas como parte de pesquisa, aplicativos e inovações, aulas simuladas, dentre outros
, explica a psicóloga e professora de psicologia da Universidade São Judas, Juliana Leonel.
Quais são as melhores faculdades de Psicologia do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Psicologia do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2025, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Confira as últimas notícias sobre Psicologia
CFP apresenta nova coleção de publicações sobre Neuropsicologia
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou, nesta semana, uma nova coleção de materiais dedicados à Neuropsicologia.
A série reúne cartilhas que orientam a prática ética e técnica de psicólogas e psicólogos em diferentes áreas, como Neuropsicologia do Esporte, Escolar, Hospitalar e Forense, além de temas correlatos, incluindo Saúde Coletiva e Teleneuropsicologia.
O anúncio ocorreu durante a participação do CFP na XV Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC), realizada de 25 a 28 de novembro, no Recife (PE).
O evento recebeu apoio da Política de Patrocínio e Apoio Institucional (Resolução CFP 20/2023), que incentiva iniciativas científicas, profissionais e sociais voltadas ao fortalecimento da Psicologia, à defesa dos direitos humanos e à ampliação das oportunidades de formação para a categoria.
Mais informações estão disponíveis no site do CFP.
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Psicologia em uma de nossas faculdades parceiras:
Na faculdade de Psicologia, o estudante aprende tanto a base teórica da ciência quanto práticas que preparam para a atuação profissional. O conteúdo é dividido entre disciplinas gerais, específicas da área e atividades práticas.
Alguns dos principais aprendizados são:
Fundamentos da Psicologia – história da Psicologia, teorias psicológicas e principais escolas de pensamento.
Compreensão do ser humano – estudo do desenvolvimento humano, comportamento, emoções, cognição e relações sociais.
Bases biológicas – neurociência, fisiologia e psicofarmacologia, que mostram como o corpo e o cérebro influenciam o comportamento.
Psicopatologia – análise dos transtornos mentais, suas causas e formas de diagnóstico.
Avaliação psicológica – aplicação e interpretação de testes e técnicas para entender aspectos cognitivos, emocionais e de personalidade.
Psicologia aplicada – conteúdos voltados para clínica, educação, organizações, saúde, esportes e outras áreas de atuação.
Ética e prática profissional – reflexão sobre a responsabilidade do psicólogo e suas implicações sociais.
Pesquisa científica – métodos qualitativos e quantitativos para investigação de fenômenos psicológicos.
Estágios supervisionados – contato direto com pacientes, grupos e instituições para desenvolver experiência prática.
Na faculdade de Psicologia, os estudantes aprendem sobre os processos mentais, o comportamento humano e as interações sociais, adquirindo conhecimentos teóricos e práticos em diversas áreas que, inclusive, contribuem para o seu próprio desenvolvimento pessoal, como foi o caso da Francismary: "Fazer Psicologia me mostrou o quanto posso mudar e ajudar as pessoas a se entenderem mais, podendo replicar meus conhecimentos me tornando uma professora no ensino superior", afirma.
Para aplicar corretamente todo o conhecimento da teoria e ter uma formação plena, a estudante Francismary indica mergulhar a fundo nas leituras, autores e nas aulas da universidade escolhida. "Abracem a causa, estudem o curso antes de entrar, é uma área ampla e diversa mas que precisa ser entendida antes de iniciar", ressalta.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional de Psicologia da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.