O curso de Engenharia de Transportes é uma área da engenharia que se concentra na otimização e na integração de vários meios de transporte. O curso trata de assuntos importantes, como infraestrutura de transporte, planejamento de rotas, operação de sistemas de transporte, projetos de engenharia para melhorias de sistemas de transporte, entre outros.
Durante o curso, os alunos aprendem sobre os vários meios de transporte, como metrô, trem, ônibus, carros, aviões e navios, bem como as tecnologias que suportam os sistemas de transporte modernos, como computadores, sinalização eletrônica, GPS, câmeras de vigilância, comunicações, redes de dados, etc.
Além disso, os alunos também aprendem sobre as leis e regulamentos que regem o setor de transportes e sobre a forma como as pessoas usam os meios de transporte. Eles também aprendem como melhorar os sistemas de transporte existentes, a fim de torná-los mais eficientes e seguros para o usuário.
Os alunos também são ensinados sobre operações de emergência, gerenciamento de crise, segurança de transporte, gestão de recursos e outros assuntos relacionados ao setor de transportes.
Veja também: Tudo sobre o curso de Gestão de Trânsito no site da Quero Bolsa.
Como é o curso de Engenharia de Transportes?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), todo curso de graduação em Engenharia deve possuir um núcleo de conteúdo básicos, um de profissionalizantes e um de específicos.
Os conteúdos básicos a todos as engenharias compõem 30% da carga horária mínima e envolvem algumas das seguintes áreas: Matemática, Física, Fenômenos de Transporte, Mecânica dos Sólidos, Eletricidade Aplicada, Química, Economia e Humanidades.
Outros 15% da carga horária de Engenharia de Transportes são ocupados com conjuntos de conteúdos profissionalizantes. A instituição de ensino os define com base em conjuntos coerentes, assim como também escolhe os conteúdos profissionalizantes.
Algumas das áreas com disciplinas oferecidas especificamente para o aluno de Engenharia de Transportes são:
Gestão em Transportes;
Fenômenos de Transporte e Projeto de Vias;
Construção Viária e Controle de Tráfego;
Sistemas de Transporte e Manutenção de Vias;
Planejamento e Regulação.
É obrigatório realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e participar de estágio supervisionado por ao menos 160 horas. A graduação tem duração média de cinco anos.
Veja também: Quanto ganha um engenheiro de transporte? Confira o salário e carreira na área de Engenharia de Transporte no site da Quero Bolsa.
Qual a grade curricular de Engenharia de Transportes?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia de Transportes em uma de nossas faculdades parceiras:
- Análise Preditiva
- Elaboração e Implantação de Projetos
- Engenharia de Tráfego
Ver a grade curricular O que se aprende na faculdade de Engenharia de Transportes?
O curso de Engenharia de Transportes é um dos mais importantes na área da engenharia civil, pois aborda assuntos relacionados à melhoria da mobilidade urbana e à otimização de fluxos de cargas.
Durante o curso, os alunos aprendem sobre as técnicas usadas para planejar, projetar, implementar e operar sistemas de transporte. Estes incluem tanto os modos de transporte terrestre, como automóveis, trens, ônibus e trem de metro, quanto os modos de transporte aéreo e aquaviário.
Os alunos também estudam as tecnologias de transporte, como ferrovias, túneis, pontes, sistemas de tráfego, aviões, embarcações e veículos autônomos. Além disso, os alunos também aprendem sobre o impacto ambiental dos transportes, estudando as emissões de gases poluentes e a poluição sonora, além de outras questões relacionadas à saúde e segurança.
Outras disciplinas abordadas durante o curso incluem ética, gestão de projetos, economia, controle de custos, análise de custo-benefício, meio ambiente, transporte público, políticas de transporte, transporte de cargas e segurança no trânsito.
Os alunos também aprendem sobre a administração dos sistemas de transporte, incluindo a aquisição de equipamentos, a operação e a manutenção dos veículos, além de treinamento e educação em segurança.
Veja também: Tudo sobre o curso de Engenharia Naval no site da Quero Bolsa.
Quanto custa uma faculdade de Engenharia de Transportes?
Veja descontos de até 75% em ofertas para o curso de Engenharia de Transportes. As mensalidades com bolsas de estudo variam entre R$63,72 e R$173,73, em instituições parceiras da Quero Bolsa!
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.