Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Fisiologia Humana

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 18/12/2018

Introdução

A Fisiologia Humana é um ramo de estudo sobre os principais processos que se passam no interior do organismo humano. O entendimento desse ramo é o que traz ao estudioso da área o conhecimento sobre como os processos fisiológicos influenciam no funcionamento dos sistemas e processos do corpo humano. 

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Níveis de organização 

Para organizar o entendimento de uma estrutura tão complexa quanto o organismo humano, ele foi dividido em diferentes níveis de organização. Esses níveis quando em conjunto garantem o ideal funcionamento do corpo humano. O organismo humano é constituído de diversas partes, que em conjunto garantem o seu funcionamento adequado.

O nível de organização do corpo humano se dá na seguinte sequência: moléculas, células, tecidos, órgãos, sistemas e o organismo como um todo. Esses níveis trabalham de maneira orquestrada através de diversas reações químicas. 

  • Moléculas: as moléculas são as estruturas responsáveis pelas reações químicas. Sua atuação ocorre em nível celular. 
  • Célula: a célula é a menor unidade estrutural estudada na fisiologia humana.
  • Tecido: os tecidos são grupos celulares formados por células semelhantes atuando em uma mesma função.
  • Órgãos: os órgãos são a união de diversos tipos diferentes de tecidos que juntos atuam em uma função específica. 
  • Sistemas: um grupo de órgãos desempenhando uma função em comum é denominado sistema, como por exemplo o sistema digestório. 
  • Organismo: o organismo é a junção de todos os sistemas do organismo humano sendo portanto a maior estrutura dentre eles. 

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Homeostase

A homeostase é uma condição básica relacionada à fisiologia humana. Sua principal definição é de regulador da estabilidade do organismo. Assim, a homeostase mantém a estabilidade rítmica e a composição química do organismo.

Graças a homeostase, existe um estado de independência do organismo quanto às variações do ambiente externo. É dessa forma que o organismo consegue manter o bom funcionamento de seus níveis celulares, teciduais e sistêmicos da maneira mais adequada possível. 

Um dos exemplos da homeostase no corpo humano é a temperatura corporal controlada em aproximadamente 37°C, que é a temperatura ideal para o melhor funcionamento das funções do organismo.

Essa temperatura é tão importante que um aumento de apenas 1°C já é suficiente para provocar alterações no funcionamento de diversas atividades metabólicas do corpo. 

Aumentos maiores de temperaturas podem ser tão graves a ponto de danificar as funções e até mesmo levar a óbito. Para tentar diminuir os danos causados por um eventual aumento da temperatura o corpo produz suor que auxiliará no resfriamento do corpo até a temperatura adequada. 

Sistemas

Circulatório 

O sistema circulatório ou sistema cardiovascular tem como componentes o coraçãovasos sanguíneos e o sangue. É através dele que o transporte e uma correta distribuição corporal do oxigênionutrientes e hormônios ocorre.

Além disso, o sangue também é responsável pelo transporte de exceções, ou seja, resíduos metabólicos que junto com o sistema excretor, serão eliminados do corpo humano.

Excreção

O sistema excretor é o sistema responsável por, a partir dos rins, filtrar o sangue e limpar o organismo das substâncias descartadas no metabolismo dos outros sistemas. Utiliza para isso a água como principal solvente para a urina que será criada pelos rins. A urina é o líquido usado como meio pelo qual as substâncias serão descartadas. Depois de criada, a urina é estocada na bexiga até que seja o momento da excreção. 

Digestório 

O processo digestivo é um complexo processo no qual o sistema digestório atua absorvendo nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Esses nutrientes chegam ao corpo humano por meio da alimentação e são processados pelos órgãos do sistema digestório. São eles: a boca, o estômago, o intestino grosso, o intestino delgado e o pâncreas.

Sistema nervoso

O sistema nervoso é o sistema comandado pelo cérebro e tem como função comandar todos os outros sistemas do organismo humano por meio de impulsos nervosos. O meio de dissipação desses impulsos é a coluna vertebral e a espinha dorsal, por onde os impulsos chegam as devidas regiões do corpo humano. 

Corpo humano, principal objeto de estudo da fisiologia humana.Corpo humano, principal objeto de estudo da fisiologia humana.


Exercícios

Exercício 1
(UECE/2000)

Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva da inanimada. A característica “O ser vivo é capaz de manter a constância do meio interno” é identificada como:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...