Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

15 documentários que você precisa assistir antes do Enem

por Giovana Murça em 19/08/19 2,6 mil visualizações

Os filmes e documentários são boas alternativas para os estudantes descansarem e, ao mesmo, tempo se manterem atualizados e aumentar seu repertório. Eles podem ser usados para entender temas atuais ou ilustrar a redação do Enem


Diferente dos filmes, os documentários exploram a realidade e possuem muitas semelhanças com o jornalismo, pois se baseiam em fatos e personagens reais. Mas, assim como no cinema, o documentário é uma representação subjetiva da realidade e não pode não ser totalmente fiel à realidade.

Essas produções abordam acontecimentos da história, atualidades e questões sociais, econômicas e ambientais relevantes e podem ajudar na redação, na hora da introdução ou para dar exemplos. 

Para que seu momento de lazer também ajude nos estudos, a Revista Quero preparou uma lista de 15 documentários que você precisa assistir antes do Enem! Pegue sua pipoca e confira! 

Brasil, uma história inconveniente (2000)

O documentário conta a história da escravidão dos negros no Brasil, retratando a chegada dos portugueses no país, o comércio de escravos e o fim da escravidão. O filme revela vários dados importantes sobre a escravidão no país, como o porquê o número de negros escravizados chegou a representar metade da população nacional e porquê o Brasil foi o último país a abolir a escravidão.

A 13ª Emenda (2016)

O nome do longa faz referência à lei que proíbe a escravidão, exceto em caso de condenação. Segundo o documentário, a lei cria uma brecha para se manter os trabalhos braçais mesmo após a abolição da escravidão, por meio do encarceramento em massa. O filme reflete sobre as consequências de dessa lei para a comunidade negra até hoje e sobre a política de encarceramento dos EUA.

documentários enem
"Eu sou o próximo?"

O Dia que Durou 21 Anos (2013)

O documentário aborda a questão da influência dos Estados Unidos no Golpe Militar em 1964 e na duração da Ditadura Militar, até 1985. O filme de Camilo Tavares investiga se os EUA somente apoiaram o Brasil na deposição do então presidente João Goulart ou se de fato havia uma intervenção planejada diante da ameaça socialista da época.

Leia também: 15 filmes para estudar sobre a ditadura militar no Brasil e se preparar para o Enem

documentários enem

Holocausto Brasileiro (2016)

Baseado no livro de mesmo nome da jornalista Daniela Arbex, o filme retrata a triste história do Hospital Colônia de Barbacena, Minas Gerais. O hospital psiquiátrico recebia milhares de pessoas tidas como “loucas” e as submetia a tratamentos e condições subumanas. O resultado foi um genocídio: mais de 60 mil pessoas morreram entre 1930 e 1980.

documentários enem

Auschwitz: Os Nazistas e a "Solução Final” (2005)

A minissérie produzida pela BBC retrata, por meio de dados e entrevistas, o holocausto durante a 2ª Guerra Mundial, desde a criação da prisão de Auschwitz para prisioneiros políticos até sua conversão em campo de extermínio, como parte do plano nazista de executar judeus e outros grupos que nãos e adequavam à “raça ariana”.

documentários enem

A História das Coisas (2007)

O curta-metragem explica todo o processo de consumo, desde a extração de matéria-prima para produção dos bens materiais até seu descarte, abordando os fetiches de consumo, a obsolescência programada e as consequências sociais e ambientais de tudo isso. Outros documentários sobre o tema são: O Verdadeiro Custo (2015) e Obsolescência Programada (2010).

documentários enem

Capitalismo: Uma história de amor (2009)

O documentário explora as causas e falcatruas políticas da crise mundial de 2008 nos Estados Unidos que, segundo o diretor Michael Moore, resultou no “o maior roubo da história dos EUA”. Para Moore, o capitalismo rompeu os ideais de liberdade garantidos na Constituição dos EUA e manteve o dinheiro nas mãos de um grupo seleto da sociedade.

documentários enem

Ilha das Flores (1989)   

O clássico das aulas de Geografia critica o modo de produção capitalista que gera desigualdades sociais. O filme acompanha a produção de alimentos até seu destino num lixão a céu aberto da Ilha das Flores, em Porto Alegre, abordando a questão do desperdício de alimentos e pobreza. Outro filme que retrata as desigualdades sociais a partir dos trabalhadores de um aterro sanitário é o Lixo Extraordinário (2010).

documentários enem

Levante Sua Voz (2009)

No mesmo estilo de Ilha das Flores, o curta-metragem reflete sobre o oligopólio dos meios de comunicação no Brasil, concentrados nas mãos de apenas 11 famílias. O filme mostra como esse oligopólio midiático viola o direito à comunicação.

O veneno está sobre nossa mesa (2011)

A produção questiona o uso abusivo de agrotóxicos na agricultura brasileira. Por meio de entrevistas com especialistas, o documentário mostra o porquê é tão preocupante que o Brasil seja um dos países que mais tem agrotóxicos nos alimentos. Em 2014, foi lançado o “O veneno está sobre nossa mesa II”, que continua refletindo sobre o problema e suas possíveis soluções.

documentários enem

Alimentos S.A. (2008) 

O filme, originalmente chamado “Food, Inc.”, mostra o caminho dos alimentos até chegar à mesa do consumidor. Na obra, são abordados o modo de produção da indústria alimentícia, manipulação dos alimentos, maus tratos aos animais, falta de fiscalização e as consequências disso tudo. Outro filme com a temática dos alimentos industrializados, mas com foco na obesidade e publicidade infantil, é Muito Além do Peso (2012).

documentários enem

A Sombra de um Delírio Verde (2011)

O documentário retrata a luta da maior população indígena do país para manter seu território diante do avanço de latifúndios de cana de açúcar, chamado de ouro verde. Os índios Guarani Kaiowá somam mais de 40 mil pessoas e sofrem pelo avanço do agronegócio sobre suas terras, a pobreza, exploração e invisibilidade na mídia. 

documentários enem

Ela fica linda quando está com raiva (2014) 

She is beautiful when she’s angry” resgata a história das mulheres que criaram o movimento feminista nos anos 1960. Abordando o tema igualdade gênero, o filme dá voz às diferentes mulheres que começaram o movimento que exige direitos iguais, incluindo as demandas de mulheres negras e lésbicas. Outro documentário sobre o tema é Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero (2017).

documentários enem

Quebrando o Tabu (2011)

“Se não conseguimos acabar com as drogas dentro de uma prisão de segurança máxima, como podemos acabar com elas em uma sociedade livre?” é o questionamento levantado pelo filme. A obra reflete sobre a política contra as drogas em diversos países e possíveis soluções para acabar com a guerra às drogas, como sua descriminalização. Outros documentários que abordam a temática são Notícias de uma Guerra Particular (1999) e Cortina de Fumaça (2010).

documentários enem

Nós somos uma legião: a História dos Hackers ativistas (2012)

O filme conta o surgimento dos chamados hacktivistas, ativistas políticos que saíram das ruas e migraram para a internet. Desde 2008, a comunidade ciberativista conhecida como Anonymous ataca sites de órgãos do governo e de grandes empresas, uma nova forma de obediência civil na era da internet.

documentários enem


Eaí? Tem mais algum documentário que você indica? Nos conte nos comentários ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54