Dos dias 17 de dezembro de 2021 a 09 de fevereiro de 2022, acontece a edição do Vestibular Premiado da Quero Bolsa, que premiará os melhores colocados com bolsas de estudo de até 100% em cursos de graduação.
A seleção será feita pela plataforma da Prova Estudantil Nacional do Ensino Médio (Penem), um vestibular totalmente digital já utilizado por diversas instituições de ensino do país. A inscrição no Vestibular Premiado é gratuita!
A avaliação do Vestibular Premiado é feita por meio do Penem. A prova contém:
20 questões de Matemática;
20 questões de Língua Portuguesa;
1 redação.
O candidatos devem resolver a prova dentro do prazo de 4h30min. Além disso, algumas regras precisam ser seguidas:1. não comunicar-se com outra pessoa;2. não abrir uma nova aba no navegador nem consultar livros;
Como estudar para a prova objetiva?
A prova objetiva do Penem é composta por 20 questões de Matemática e 20 questões de Língua Portuguesa. Confira algumas dicas para você mandar bem nessas disciplinas!
As questões de Língua Portuguesa são, majoritariamente, de interpretação de texto. Nesse tipo de questão, o candidato deve determinar o significado do texto e entender seu objetivo. Para isso, é fundamental ler com atenção o texto e compreender corretamente o enunciado da questão.
Em geral, a resposta correta corresponde a uma paráfrase de trechos do texto ou uma explicação do objetivo do texto. Atente-se para focar na alternativa que mais se encaixa com o que se pede no enunciado e não no que melhor se encaixa com sua opinião pessoal.
Já a prova de Matemática é caracterizada por questões de raciocínio lógico. Sendo assim, as questões apresentam problemas que podem ser resolvidos não com fórmulas prontas, mas por raciocínios lógicos desenvolvidos de diversas formas por cada candidato.
Para escrever uma boa redação dissertativa-argumentativa, é imprescindível conhecer e entender esse formato de texto, composto por introdução, desenvolvimento e conclusão. Outra dica para criar familiaridade com esse formato de redação é ler redações nota mil do Enem dos últimos anos.
Na introdução, deve-se apresentar o tema e sua opinião sobre ele. Durante o desenvolvimento, há a defesa dessa opinião com argumentos baseados em dados, conceitos, fatos, entre outros. Na conclusão, acontece a finalização do assunto com a retomada da opinião expressa na introdução. Ao longo do texto, é preciso ser criativo, ou seja, ir além dos textos de apoio e trazer informações de seu próprio repertório sociocultural.
Seja na introdução, argumentação ou conclusão, você pode utilizar uma infinidade de informações de livros, filmes, filósofos, dados estatísticos, músicas, passagens históricas, e por aí vai. Ao citar algo, não se esqueça mencionar o autor para não ser considerado plágio.
Quando se trata de escrita, a melhor forma de estudar é praticando. Portanto, escreva redações dissertativas-argumentativas de diferentes temas. Para ver mais dicas de redação, baixe gratuitamente o Guia completo sobre a Redação do Enem.