Enade em números
A edição de 2023 do Enade foi realizada em 1.203 municípios, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. Mais de 400 mil estudantes foram inscritos, com taxa de participação de 85,3%.
O Conceito Enade é calculado anualmente para os cursos com ao menos dois concluintes presentes na prova.
Desde 2015, o indicador é atribuído a cada curso com base em seu código no Sistema e-MEC, conforme o enquadramento feito pela própria instituição de ensino no Sistema Enade.
Veja também: + Como funciona uma faculdade?
Inep divulga outros indicadores de qualidade da educação superior
Também foram apresentados os resultados de outros indicadores que avaliam a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior no Brasil: o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Os dados estão disponíveis no portal do Inep. Eles oferecem uma visão mais ampla sobre a qualidade da formação superior no país.
O IDD mede o valor agregado pelo curso, considerando o desempenho dos estudantes no Enade, ao fim da graduação, e o desempenho no Enem, no momento de ingresso no ensino superior.
Para que um curso tenha o IDD calculado, é preciso que ele atenda às seguintes condições:
- possuir no mínimo dois estudantes concluintes participantes do Enade com dados recuperados da base de dados do Enem no período entre o ano de ingresso no curso avaliado e os três anos anteriores;
- atingir 20% do total de estudantes concluintes participantes do Enade com dados recuperados da base de dados do Enem.
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação.
Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
Já o IGC avalia a qualidade das instituições de ensino com base na média dos CPCs dos cursos de graduação e nos conceitos da Capes para os programas de pós-graduação stricto sensu, ponderados pelo número de matrículas.
As informações foram veiculadas primeiramente pela Agência Brasil [1] e pelo Inep [2].
Como estudar com bolsa de estudo
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.