
Quero Bolsa: veja tudo o que você precisa saber sobre o site de bolsas de estudo
redacao revista quero | 22/07/25Entenda como funciona a Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e saiba como obter desconto no curso que sempre quis!
Aplicado pelo Governo Federal, o Enade avalia o desempenho de estudantes concluintes de cursos de graduação — incluindo bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última sexta-feira (11), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023.
Foca Lisboa | UFMG
A apresentação ocorreu por meio de uma transmissão ao vivo no canal oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube.
Aplicado pelo Governo Federal, o Enade avalia o desempenho de estudantes concluintes de cursos de graduação — incluindo bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.
Na edição de 2023, foram analisados 9.812 cursos em todo o país, sendo 93% presenciais e 7% ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Entre os cursos com as maiores notas médias, os destaques ficaram por conta da área de saúde. Segundo o MEC, em uma escala de 0 a 100:
Medicina alcançou a média de 65 pontos, enquanto Fisioterapia obteve 53,67. No eixo das engenharias, os cursos de Arquitetura e Urbanismo (56,94) e Engenharia Ambiental (55,22) se sobressaíram.
Já entre os cursos tecnológicos, o maior destaque foi Segurança no Trabalho, com média de 52,62 pontos.
Leia também:
+ Enade das Licenciaturas: quais cursos serão avaliados em 2024?
+ Enade 2023: inscrições terminam nesta segunda (31); veja como fazer
O Enade 2023 avaliou estudantes de diversas áreas do conhecimento. Entre os bacharelados, estiveram no exame os cursos de:
Já entre os cursos superiores de tecnologia, foram avaliados: Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar, Radiologia e Segurança no Trabalho.
A divulgação dos resultados do Enade 2023 em abril de 2025 se deve a um atraso em relação ao cronograma original.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a previsão era que os indicadores fossem publicados em 10 de setembro de 2024. No entanto, a veiculação oficial só ocorreu em 11 de abril de 2025.
Além da média de desempenho, o MEC também divulgou o Conceito Enade, indicador que avalia a qualidade dos cursos com base no desempenho dos estudantes.
As instituições públicas, especialmente federais e estaduais, concentraram mais de 60% das notas entre 4 e 5, consideradas as mais altas da escala.
Nas instituições comunitárias, o índice cai pela metade. Já entre as privadas — com ou sem fins lucrativos — e as municipais, as notas mais baixas (1 e 2) correspondem a quase 50% dos resultados.
Dados do MEC mostram ainda que mais de 40% das matrículas estão em cursos com conceitos baixos, enquanto apenas 24% estão em cursos com notas 4 ou 5.
Outro dado importante diz respeito à modalidade de ensino. Os cursos presenciais apresentaram melhor desempenho: cerca de 10% a mais de notas entre 4 e 5 em comparação com os cursos EaD.
A edição de 2023 do Enade foi realizada em 1.203 municípios, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. Mais de 400 mil estudantes foram inscritos, com taxa de participação de 85,3%.
O Conceito Enade é calculado anualmente para os cursos com ao menos dois concluintes presentes na prova.
Desde 2015, o indicador é atribuído a cada curso com base em seu código no Sistema e-MEC, conforme o enquadramento feito pela própria instituição de ensino no Sistema Enade.
Veja também: + Como funciona uma faculdade?
Também foram apresentados os resultados de outros indicadores que avaliam a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior no Brasil: o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Os dados estão disponíveis no portal do Inep. Eles oferecem uma visão mais ampla sobre a qualidade da formação superior no país.
O IDD mede o valor agregado pelo curso, considerando o desempenho dos estudantes no Enade, ao fim da graduação, e o desempenho no Enem, no momento de ingresso no ensino superior.
Para que um curso tenha o IDD calculado, é preciso que ele atenda às seguintes condições:
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação.
Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
Já o IGC avalia a qualidade das instituições de ensino com base na média dos CPCs dos cursos de graduação e nos conceitos da Capes para os programas de pós-graduação stricto sensu, ponderados pelo número de matrículas.
As informações foram veiculadas primeiramente pela Agência Brasil [1] e pelo Inep [2].
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.