O auxiliar de faturamento é o profissional responsável por aspectos fiscais e contábeis de uma empresa. Seu trabalho envolve a emissão de notas fiscais, boletos e recibos, além da elaboração de relatórios de faturamento.
Em sua rotina, o profissional confere os pedidos realizados por clientes, garantindo a assertividade das informações e a aplicação do processo logístico. Adicionalmente, ele controla as contas a receber e a pagar, realizando o registro das transações financeiras e garantindo a integridade dos dados.
Para exercer a profissão de auxiliar de faturamento, é necessário ter conhecimentos básicos de contabilidade e informática, além de habilidades de organização e atenção aos detalhes.
O auxiliar de faturamento realiza a emissão de notas fiscais e o controle de recebimentos em uma empresa. Entre as suas atividades estão a conferência de pedidos, a elaboração de documentos fiscais e o controle de contas a receber.
Além disso, o auxiliar é responsável pela elaboração de boletos e recibos, para o controle de recebimentos e conformidade com as normas fiscais. Outra atribuição é o controle de contas. Ele deve registra as transações financeiras da empresa e acompanha os pagamentos dos clientes, garantindo que os recebimentos sejam realizados dentro do prazo estipulado.
O auxiliar de faturamento também confere a análise de crédito, avaliando a situação financeira dos clientes.
Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!
O auxiliar de faturamento atua em empresas de diferentes segmentos, desde indústrias até comércios e prestadores de serviços. A função é valorizada em organizações que lidam com vendas de produtos e controle de recebimentos.
O profissional também pode atuar em empresas de contabilidade e consultoria financeira, prestando serviços para outras empresas.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um auxiliar de faturamento, é necessário dispor de conhecimentos de contabilidade e informática, além de habilidades de organização e atenção aos detalhes. Algumas empresas podem exigir formação em cursos técnicos ou graduação na área de Administração, Ciências Contábeis ou Contabilidade.
Além disso, é requisitado o conhecimento em softwares de faturamento e controle financeiro, como o Excel e sistemas específicos de emissão de notas fiscais e controle de contas a pagar e receber.
Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 850 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: gestor financeiro, contador, analista financeiro e demais profissionais da área.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.