Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Profissional de educação física: tudo sobre a profissão

Aquele que desenvolve atividades físicas e ensina técnicas desportivas. Conciliando saúde e educação, as ações do Profissional de Educação Física podem abranger diversas faixas etárias.
profissional de educação física

Sobre a profissão

Através do ensino e prática de atividades corporais, o profissional de Educação Física possui atuação direta com a saúde e a qualidade de vida das pessoas. O profissional formado em Educação Física está apto ao trabalho educativo, tanto para os alunos do ensino fundamental e médio, quanto para lecionar em instituições de ensino superior. O curso de bacharelado habilita o profissional ao trabalho em diversas áreas: hospitais, postos de saúde, empresas, clínicas e redes hoteleiras. Por outro lado, o diploma de licenciatura é necessário para lecionar em escolas. 


Nesse sentido, ao ingressar no curso, o estudante deverá optar pelo grau de ensino que atenda sua expectativa profissional. Em nível de licenciatura, o profissional encontrará espaço em escolas e meios relacionados ao ensino. Já em bacharelado, o mercado profissional da área será ampliado para diversos setores que demandam a presença do profissional, como: academias, esportes, pesquisa, ginástica, entre outras possibilidades.


Além disso, o graduado em Educação Física poderá se especializar, por meio de uma pós-graduação, em determinada área profissional. Entre as principais alternativas, se destacam: Gestão Esportiva, Educação Física Escolar, Natação e Atividades Aquáticas, Fisiologia do Exercício, Personal Trainer, entre outras possibilidades.


As atividades desempenhadas pelo profissional envolvem práticas esportivas, orientação e ensino, atendimento profissional, pesquisa, entre diversas outras possibilidades que englobam as atividades físicas.

A atuação deste profissional está relacionada à prestação de serviços no campo dos exercícios físicos com as propostas educacionais, de saúde e de desempenho esportivo. Para atuar profissionalmente, além do diploma em um curso de Educação Física reconhecido pelo MEC, o profissional precisa estar inscrito no Conselho Regional de Educação Física (Cref).

O profissional também poderá desempenhar funções em atividades recreativas em cruzeiros ou na rede hoteleira, atuar em modalidades esportivas de alto rendimento, ginástica laboral para empresas e pesquisas em sua área de atuação.


Veja também: Todos os detalhes sobre o curso de Gestão Desportiva no site da Quero Bolsa.

O profissional de Educação Física possui amplo campo de atuação e poderá atuar com carteira assinada ou como autônomo. De acordo com a página do curso, o profissional está habilitado para trabalhar em academias e centros esportivos, clubes e hotéis, clínicas médicas e fisioterápicas. Além disso, sua atuação também abrange atendimentos domiciliares e em órgãos públicos. De acordo com o site de recrutamentos Glassdoor, o salário médio é de R$ 2.549,00 no Brasil. 

Confira as principais possibilidades de atuação para o profissional de educação física:

  • Ensino: Assim como destacado anteriormente, a presença do profissional de educação física em escolas é de ampla demanda. Nesse contexto, o profissional atuará como professor, orientando estudantes em relação às práticas físicas, pedagógicas e esportivas da área.
  • Academias: Em academias, o profissional de educação física é responsável por auxiliar os alunos para a correta execução das atividades físicas, atuando conjuntamente com os demais profissionais da área.
  • Esportes: O profissional de educação física também pode atuar na área esportiva, sendo atleta, técnico, preparador físico, entre diversas outras possibilidades que englobam os diferentes esportes e possibilidades de atuação. Nesse sentido, a formação em Educação Física pode ser um diferencial, embora não seja um requisito obrigatório para atuação na área.
  • Saúde: Na área da saúde, o profissional atua, conjuntamente com médicos, fisioterapeutas e demais profissionais especializados na reabilitação física do paciente. Essa atuação pode acontecer em hospitais e centros de fisioterapia. 
  • Pesquisa: Encontrar métodos e soluções para aprimorar a qualidade de vida e a saúde da população também pode englobar as atividades do profissional de educação física. Nesse contexto, o profissional pode atuar na área da pesquisa. Para isso, o estudante deverá optar por uma pós-graduação, o que inclui especialização, mestrado ou doutorado.
  • Ginástica Laboral: Em empresas públicas ou privadas, o profissional de educação física poderá atuar no combate ao sedentarismo e demais fatores prejudiciais à saúde, por meio das atividades físicas. Para isso, o profissional promove exercícios laborais destinados aos colaboradores da instituição em que atua.
  • Empreendedorismo: O profissional de educação física também pode optar por empreender em seu campo de atuação. Nesse contexto, o graduado em Educação Física pode gerenciar sua própria academia, atuar autonomamente em serviços particulares, entre outras possibilidades.
  • Recreação: Promover atividades e exercícios de forma recreativa também é uma possibilidade de atuação para o . Em spas, hotéis e clubes, o profissional pode propor gincanas, coreografias e dinâmicas que promovam atividades físicas de formas divertidas.

Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um profissional de educação física.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Por que ser um Profissional de educação física?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Profissional de educação física?

    Para se tornar um Profissional de Educação Física, o estudante deverá concluir um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e obter registro profissional no Conselho Regional de Educação Física (Cref) da Unidade Federativa (UF) de atuação. 

    Além disso, a importância de especializações e pós-graduações deve ser ressaltada na área de Educação Física. Afinal, a tendência é de alta competitividade no mercado de trabalho deste profissional.

    Durante a realização do curso de Educação Física, o estudante deverá desenvolver as habilidades e competências profissionais da área, o que inclui, segundo as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC):

    • Sólida formação nas áreas da Educação Física, estando apto para lecionar e transmitir os principais conhecimentos que envolvem o setor;
    • Atuar em atividades física por meio de fatores fisiológicos, psicológicos e socioculturais;
    • Compreender as diferentes manifestações culturais da atividade física, o que inclui esportes nas mais variadas modalidades.

    Como é o curso de Educação Física?

    O curso de Educação Física conta com disciplinas como:

    • Anatomia Humana
    • Atletismo
    • Fisiologia Humana
    • Fisiologia do Exercício
    • Futebol e Futsal
    • Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida
    • Metodologia da Educação Física no Ensino Fundamental e Médio

    Vale ressaltar que a grade curricular do curso varia de acordo com a instituição de oferta e grau de ensino. As temáticas abordadas na licenciatura, por exemplo, se diferem pontualmente em relação ao bacharelado.

    O curso de Educação Física possui duração média de quatro anos, podendo ser realizado nas modalidades presencial e a distância em diferentes graus de ensino, como: bacharelado, licenciatura e pós-graduação.

    Onde estudar Educação Física?

    Confira algumas das instituições, reconhecidas pelo MEC, pelas quais o estudante poderá se formar em Educação Física:

    • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    • Universidade São Judas Tadeu 
    • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
    • Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (FHO)
    • Universidade Estácio de Sá (Estácio)
    • Faculdade Anhanguera (Anhanguera)

    Como ingressar no curso de Educação Física?

    O estudante pode ingressar no curso por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada nos principais programas do governo, como: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

    Outra possibilidade é a realização de vestibulares próprios de instituições públicas ou privadas em busca de bolsas, vagas e descontos. 

    Além disso, se você deseja ingressar na faculdade de Educação Física com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e confira as melhores ofertas para o curso em diversas instituições de ensino superior particulares.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.