logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro de petróleo e gás: tudo sobre a profissão

Profissional com habilitação para atuar em todas as etapas da cadeia produtiva do petróleo e gás natural.. O engenheiro de petróleo e gás pode trabalhar nas áreas de exploração, produção, refino, transporte até a comercialização do produto.
engenheiro de petróleo e gás

Sobre a profissão

O Engenheiro de Petróleo e Gás possui habilitação e conhecimento de todas as etapas do processo de extração de petróleo e gás natural. Este profissional está apto a elaboração de projetos, supervisão e gerenciamento de todos os estágios, iniciando pelo descobrimento de novas jazidas, até a comercialização do produto final. Além do seu conhecimento das diversas fases da cadeia produtiva, o engenheiro de petróleo e gás busca ações que não causam ou minimizam danos ao cenário ambiental.

O profissional poderá atuar na exploração de petróleo, gás natural e demais combustíveis fósseis, assim como na busca de novos reservatórios. O Engenheiro de Petróleo e Gás poderá desempenhar funções nas áreas comerciais ou de logística do material. Vale destacar as possibilidades de trabalho com a consultoria para clientes (pessoas físicas ou pessoas jurídicas) e desenvolvimento de equipamentos na área. 


Além disso, o profissional poderá atuar em pesquisas ou na atribuição de aulas em instituições de ensino superior.

As empresas petrolíferas e petroquímicas são dois exemplos de atuação deste profissional. As atuações podem ser individuais ou de coordenação de equipes de trabalho. O Engenheiro de Petróleo e Gás está apto ao trabalho na produção industrial para avaliação de riscos aos funcionários e ao meio-ambiente. Além disso, o Engenheiro de Petróleo e Gás poderá trabalhar em órgãos públicos (municipal, estadual e federal) e órgãos de fiscalização ambiental. 


Se você quer se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Engenharia de Petróleo e Gás, confira as oportunidades no site da Quero Bolsa.

Por que ser um Engenheiro de petróleo e gás?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro de petróleo e gás

    Como se tornar um Engenheiro de petróleo e gás?

    O estudante de Engenharia de Petróleo e Gás precisa apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e cumprir a carga horária destinada ao estágio supervisionado. Para atuar profissionalmente, o engenheiro ainda deve se credenciar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

    De acordo com a página do curso, a graduação possui, nos primeiros semestres, grande carga de disciplinas de Química, Física e Matemática. Em seguida, o curso oferece disciplinas específicas da prática da profissão, tais como Fontes de Energia, Técnicas de Exploração, Ciências dos Materiais, Refino e Prospecção de Petróleo.

    Para mais informações sobre os conteúdos deste curso, confira a página de grade curricular de Engenharia de Petróleo e Gás, presente no site da Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?