O engenheiro de petróleo é o profissional especializado no processo de produção de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Sua atuação abrange desde as etapas iniciais de exploração de poços e jazidas até a comercialização dos produtos. Ele planeja e supervisiona a extração de recursos naturais, garantindo eficiência e segurança nas operações.
O profissional possui habilitação e conhecimento de todas as etapas do processo de extração de petróleo e gás natural. Este profissional está apto a elaboração de projetos, supervisão e gerenciamento de todos os estágios, iniciando pelo descobrimento de novas jazidas, até a comercialização do produto final. Além do seu conhecimento das diversas fases da cadeia produtiva, o engenheiro de petróleo e gás busca ações que não causam ou minimizam danos ao cenário ambiental.
Veja também: As oportunidades de bolsas de estudo em Engenharia de Petróleo e Petróleo e Gás na Quero Bolsa.
O profissional poderá atuar na exploração de petróleo, gás natural e demais combustíveis fósseis, assim como na busca de novos reservatórios. O Engenheiro de Petróleo e Gás poderá desempenhar funções nas áreas comerciais ou de logística do material.
Vale destacar as possibilidades de trabalho com a consultoria para clientes (pessoas físicas ou pessoas jurídicas) e desenvolvimento de equipamentos na área.
Além disso, o profissional poderá atuar em pesquisas ou na atribuição de aulas em instituições de ensino superior.
Caso você tenha dúvidas sobre a profissão de engenheiro ser a escolha certa para o seu futuro, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.
As empresas petrolíferas e petroquímicas são dois exemplos de atuação deste profissional. As atuações podem ser individuais ou de coordenação de equipes de trabalho. O Engenheiro de Petróleo e Gás está apto ao trabalho na produção industrial para avaliação de riscos aos funcionários e ao meio-ambiente. Além disso, o Engenheiro de Petróleo e Gás poderá trabalhar em órgãos públicos (municipal, estadual e federal) e órgãos de fiscalização ambiental.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um engenheiro de petróleo e gás.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O estudante de Engenharia de Petróleo e Gás precisa apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e cumprir a carga horária destinada ao estágio supervisionado. Para atuar profissionalmente, o engenheiro ainda deve se credenciar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
De acordo com a página do curso, a graduação possui, nos primeiros semestres, grande carga de disciplinas de Química, Física e Matemática. Em seguida, o curso oferece disciplinas específicas da prática da profissão, tais como Fontes de Energia, Técnicas de Exploração, Ciências dos Materiais, Refino e Prospecção de Petróleo.
Para mais informações sobre os conteúdos deste curso, confira a página de grade curricular de Engenharia de Petróleo e Gás, presente no site da Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.