O Engenheiro de Redes de Computadores trabalha com tecnologia e informação, possui aptidão na área das Ciências Exatas, e está apto ao desenvolvimento de ações que visam melhorias em redes de computadores que já estão em utilização. Outra possibilidade de atividade é a estruturação/implementação de novas redes, função que também pode ser encabeçada pelo profissional em áreas industriais ou empresariais.
A atuação deste profissional pode abranger o funcionamento de redes LANs, PANs, e/ou WANs, sistemas operacionais, cabos de rede, e equipamentos inseridos no contexto computacional.
A pessoa graduada nesta área trabalha com a transmissão de dados e os sistemas de computação e há possibilidade de atuação em uma equipe com outros profissionais. Por exemplo, as demandas do engenheiro podem ser realizadas em conjunto aos gestores e analistas de redes.
O Engenheiro de Redes de Computadores possui conhecimento em diversas etapas do trabalho com sistemas informatizados, tecnológicos e digitais. Este profissional também possui ciência da criação e do processo de implantação do projeto, assim como a gestão e a manutenção quando o sistema já foi implementado em quaisquer empresas que trabalham com tecnologia e informação.
Vale destacar as ações de consultoria que também podem ser desempenhadas pelo Engenheiro de Redes de Computadores. Por fim, este profissional pode trabalhar em institutos de pesquisa, com o objetivo de fazer ciência, desenvolver equipamentos ou ações de otimização, e em institutos de ensino superior, com a atribuição de aulas.
Veja também: Tudo sobre o curso de Computação Gráfica no site da Quero Bolsa.
O Engenheiro de Redes de Computadores poderá trabalhar em empresas de diversos portes que necessitam estruturar e/ou otimizar os processos referentes às redes. Geralmente, o profissional atua em empresas de Tecnologia da Informação (TI) com possibilidade de atuação nos âmbitos de gerenciamento e administração das redes. A presença deste profissional também pode ser observada em funções na área da indústria como, por exemplo, nas atividades de automação.
Se você quer se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Engenharia de Redes de Computadores, confira as oportunidades no site da Quero Bolsa.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
A graduação em Engenharia de Redes de Computadores possui duração de 5 anos (10 semestres) aos estudantes. O profissional desta área deverá possuir aptidão com Matemática, gostar e estar inteirado sobre tecnologia e conhecer linguagens de programação.
Além do curso superior de Engenharia de Redes de Computadores, a área também oferece o curso superior em Tecnologia em Redes de Computadores.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.