logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro de redes de computadores: tudo sobre a profissão

Aquele que trabalha em projetos e na construção de redes de computadores pessoais, de empresas e de produção automatizada. Além das empresas de tecnologia, o trabalho com Redes de Computadores pode abranger os setores industriais, comerciais e de serviços.
engenheiro de redes de computadores

Sobre a profissão

O Engenheiro de Redes de Computadores trabalha com tecnologia e informação, possui aptidão na área das Ciências Exatas, e está apto ao desenvolvimento de ações que visam melhorias em redes de computadores que já estão em utilização. Outra possibilidade de atividade é a estruturação/implementação de novas redes, função que também pode ser encabeçada pelo profissional em áreas industriais ou empresariais.


A atuação deste profissional pode abranger o funcionamento de redes LANs, PANs, e/ou WANs, sistemas operacionais, cabos de rede, e equipamentos inseridos no contexto computacional. 


A pessoa graduada nesta área trabalha com a transmissão de dados e os sistemas de computação e há possibilidade de atuação em uma equipe com outros profissionais. Por exemplo, as demandas do engenheiro podem ser realizadas em conjunto aos gestores e analistas de redes.

O Engenheiro de Redes de Computadores possui conhecimento em diversas etapas do trabalho com sistemas informatizados, tecnológicos e digitais. Este profissional também possui ciência da criação e do processo de implantação do projeto, assim como a gestão e a manutenção quando o sistema já foi implementado em quaisquer empresas que trabalham com tecnologia e informação. 


Vale destacar as ações de consultoria que também podem ser desempenhadas pelo Engenheiro de Redes de Computadores. Por fim, este profissional pode trabalhar em institutos de pesquisa, com o objetivo de fazer ciência, desenvolver equipamentos ou ações de otimização, e em institutos de ensino superior, com a atribuição de aulas.

O Engenheiro de Redes de Computadores poderá trabalhar em empresas de diversos portes que necessitam estruturar e/ou otimizar os processos referentes às redes. Geralmente, o profissional atua em empresas de Tecnologia da Informação (TI) com possibilidade de atuação nos âmbitos de gerenciamento e administração das redes. A presença deste profissional também pode ser observada em funções na área da indústria como, por exemplo, nas atividades de automação.


Se você quer se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Engenharia de Redes de Computadores, confira as oportunidades no site da Quero Bolsa.

Por que ser um Engenheiro de redes de computadores?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro de redes de computadores

    Como se tornar um Engenheiro de redes de computadores?

    A graduação em Engenharia de Redes de Computadores possui duração de 5 anos (10 semestres) aos estudantes. O profissional desta área deverá possuir aptidão com Matemática, gostar e estar inteirado sobre tecnologia e conhecer linguagens de programação. 


    Além do curso superior de Engenharia de Redes de Computadores, a área também oferece o curso superior em Tecnologia em Redes de Computadores.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?