logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro submarino: tudo sobre a profissão

Aquele que utiliza a tecnologia em projetos subaquáticos. A área de atuação do profissional é fundamental para a execução de ações subaquáticas. Novos projetos estão em vigência, o que torna sua atuação indispensável
engenheiro submarino

Sobre a profissão

O engenheiro submarino é o profissional responsável por elaborar e executar projetos subaquáticos, o que envolve a instalação de estruturas não terrestres. Por conta disso, sua atuação pode envolver áreas relacionadas à indústria do petróleo, gás, energia e redes.

Aparatos tecnológicos são ferramentas indispensáveis para a atuação desse profissional, o que envolve equipamentos robóticos, veículos subaquáticos, câmeras e ferramentas de construção.

O engenheiro submarino projeta e executa ações subaquáticas para a instalação e manutenção de redes ligadas à energia, petróleo e gás, conexão de rede, entre outras áreas de atuação disponíveis.

Para realizar suas tarefas, os profissionais contam com aparatos tecnológicos e veículos subaquáticos. Além disso, engenheiros submarinos atuantes em oceanografia trabalham com técnicas de análise por meio de softwares especializados.

O profissional formado em Engenharia Submarina atua na área de petróleo e gás, o que envolve instalação e manutenção de dutos, tubulações, interligações e sistemas responsáveis.

Outra área de atuação disponível para o profissional é a de energia, por meio da instalação de cabos ultramarinos, o que também envolve conexão e internet. 

Por que ser um Engenheiro submarino?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro submarino

    Como se tornar um Engenheiro submarino?

    Para atuar na área, o profissional deve possuir formação completa no curso de Engenharia Submarina, o que envolve diferentes possibilidades para o estudante, como, por exemplo, graduação e pós-graduação na área.

    Atualmente, poucas instituições de ensino superior oferecem o curso em nível de graduação, o que permite que o estudante opte por uma pós-graduação no curso após a formação em áreas correlatas.

    Em nível de graduação, o curso de Engenharia Submarina contará com duração média de quatro a cinco anos. Já em uma pós-graduação, a duração será menor, variando entre um a dois anos.

    Além disso, para exercer a função, o profissional também deve possuir registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

    Se você deseja se tornar um engenheiro submarino, confira ofertas de cursos da área com descontos de até 80% no site da Quero Bolsa. 

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?