O engenheiro submarino é o profissional responsável por elaborar e executar projetos subaquáticos, o que envolve a instalação de estruturas não terrestres. Por conta disso, sua atuação pode envolver áreas relacionadas à indústria do petróleo, gás, energia e redes.
Aparatos tecnológicos são ferramentas indispensáveis para a atuação desse profissional, o que envolve equipamentos robóticos, veículos subaquáticos, câmeras e ferramentas de construção.
Um engenheiro que trabalha com submarinos geralmente está envolvido em várias fases do ciclo de vida dessas embarcações, desde o projeto e desenvolvimento até a manutenção e modernização. Suas responsabilidades podem variar dependendo da especialização e da fase do projeto em que estão envolvidos. Aqui estão algumas das principais atividades associadas a engenheiros que trabalham com submarinos:
O engenheiro submarino projeta e executa ações subaquáticas para a instalação e manutenção de redes ligadas à energia, petróleo e gás, conexão de rede, entre outras áreas de atuação disponíveis.
Para realizar suas tarefas, os profissionais contam com aparatos tecnológicos e veículos subaquáticos. Além disso, engenheiros submarinos atuantes em oceanografia trabalham com técnicas de análise por meio de softwares especializados.
Caso você tenha dúvidas sobre a profissão de engenheiro ser a escolha certa para o seu futuro, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.
Um engenheiro que trabalha com submarinos pode atuar em diversas áreas especializadas. Aqui estão algumas das principais áreas de atuação para esses profissionais:
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para atuar na área, o profissional deve possuir formação completa no curso de Engenharia Submarina, o que envolve diferentes possibilidades para o estudante, como, por exemplo, graduação e pós-graduação na área.
Atualmente, poucas instituições de ensino superior oferecem o curso em nível de graduação, o que permite que o estudante opte por uma pós-graduação no curso após a formação em áreas correlatas.
Em nível de graduação, o curso de Engenharia Submarina contará com duração média de quatro a cinco anos. Já em uma pós-graduação, a duração será menor, variando entre um a dois anos.
Além disso, para exercer a função, o profissional também deve possuir registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Se você deseja se tornar um engenheiro submarino, confira ofertas de cursos da área com descontos de até 80% no site da Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.