logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Proctologista: tudo sobre a profissão

Aquele que trata doenças do aparelho digestivo, cólon, reto e ânus. Especialidade médica ainda possui poucos profissionais no Brasil; média de idade é de 47 anos
proctologista

Sobre a profissão

O proctologista, ou coloproctologista como é melhor definido, é o médico-cirurgião especializado em tratamentos - cirúrgicos ou não - de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. O profissional passou a ser chamado de coloproctologista por incluir em suas funções o estudo e abordagem terapêutica das doenças do intestino grosso (cólon). 

Um coloproctologista irá tratar de doenças benignas e malignas, como tumores cancerígenos ou não, hemorróidas, fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, incontinência anal e outras doenças do intestino, reto e ânus. Além disso, o coloproctologista orienta os pacientes e oferece as melhores indicações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, sexo anal, prevenção do câncer de intestino, constipação, distúrbios da evacuação e outros.

Para diagnóstico, o coloproctologista realiza exame físico (toque retal) e procedimentos como anuscopia, ultrassonografia, retossigmoidoscopia e endoscopia ou colonoscopia. O resultado desses exames definirão se o tratamento do paciente será clínico ou cirúrgico.

Além do atendimento nos consultórios médicos, o proctologista também pode fazer cirurgias em pacientes com doenças do aparelho digestivo, cólon, reto e ânus, como hemorróidas, fístulas, sangramentos intestinais, assim como inúmeros problemas inflamatórios do intestino grosso. No Brasil, essa especialidade médica é seguida por 0,5% dos médicos, e os profissionais possuem uma média de idade de 47,4 anos, segundo dados da demografia médica de 2018 do Conselho Federal de Medicina.

O coloproctologista pode atuar em hospitais públicos ou privados, centros cirúrgicos, postos de saúde, clínicas de tratamento, consultórios especializados, ONGs e empresas do terceiro setor, bem como em universidades e institutos de pesquisa.

Por que ser um Proctologista?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Proctologista

    Como se tornar um Proctologista?

    Como qualquer médico, o coloproctologista deve possuir diploma em curso superior de Medicina aprovado pelo MEC, além de obter registro profissional no Conselho de Medicina do estado onde atua. Para que o médico se especialize como coloproctologista, ele deve realizar sua residência médica e/ou cursar pós-graduação na área de Gastroenterologia com especialização em Coloproctologia. O coloproctologista possui formação avançada em problemas do intestino, além da especialidade em cirurgia geral que o torna médico-cirurgião.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.