O segundo-sargento da Marinha ocupa uma das graduações mais elevadas entre os praças, ocupando a posição hierárquica anterior em relação ao primeiro-sargento e suboficial.
O profissional, assim como os demais sargentos da Marinha, é responsável por realizar a ligação entre o comando e a tropa. Nesse sentido, o segundo-sargento pode comandar pequenas unidades, além de auxiliar em treinamentos e missões.
As atividades desempenhadas pelo segundo-sargento da Marinha incluem ações de instrução e comando. Nesse sentido, o profissional também pode auxiliar na administração da divisão da tropa, além de ser canal direto para as instruções superiores.
Missões de campo também podem ser desempenhadas pelo segundo-sargento, que será responsável pelo comando de unidades e desenvolvimento de ações que visem o alcance do objetivo.
O segundo-sargento da Marinha pode atuar ativamente nas organizações militares da Marinha por meio da instrução destinada aos recrutas. Além disso, o profissional também pode comandar tropas e atuar em missões de campo.
De acordo com a Marinha do Brasil, o soldo (remuneração básica do militar) do segundo-sargento da Marinha é de 4.770,00.
Para alcançar a graduação de segundo-sargento da Marinha, o profissional deve ser aprovado no Curso de Formação de Sargentos (C-FSG). Após isso, o militar ocupará a graduação de terceiro-sargento, podendo, posteriormente, ser promovido a segundo e primeiro-sargento.
Confira a ordem hierárquica das graduações da Marinha em ordem crescente:
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.