Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Fisioterapia

Saiba tudo sobre o curso de Fisioterapia e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa

Ilustração de uma garota fazendo uma pesquisa do curso de Fisioterapia no notebook
Média Salarial: R$ 2.714,74
Duração: em média, 4 anos
Bolsas: a partir de R$ 146,00
Ver bolsas de até 88%

O que é Fisioterapia?

Última atualização: 28/03/2024

A Fisioterapia é a área da saúde focada na prevenção e tratamento de distúrbios do movimento humano, utilizando técnicas que visam restaurar, manter e promover a saúde física e funcional dos pacientes.

Ela serve para prevenir e tratar lesões, doenças e distúrbios do movimento, auxiliando na recuperação, melhora da funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes, além de promover saúde e bem-estar físico.

A faculdade de Fisioterapia estuda a aplicação de técnicas de prevenção e tratamento de disfunções, lesões musculoesqueléticas, respiratórias e neurológicas.

Durante o curso, os alunos aprendem sobre anatomia, fisiologia, biomecânica e cinesiologia. Além disso, eles estudam a terapia manual, exercícios terapêuticos, eletroterapia, termoterapia, crioterapia, entre outras técnicas e métodos utilizados para reabilitar pacientes.

Parte da carga horária do curso é destinada à realização de atividades práticas e estágios em hospitais, clínicas e ambulatórios, que estimulam o contato real e a aplicação dos conceitos teóricos.

Após a conclusão do curso, o fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas, como ortopedia, traumatologia, neurologia, respiratória, desportiva, entre outras. O profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, consultórios, centros de reabilitação, academias, clubes esportivos e até mesmo em empresas, realizando atividades de prevenção de lesões e promoção da saúde no ambiente de trabalho.

Em relação ao campo, está em debate, nos órgãos legislativos e executivos, a liberação da modalidade EaD para uma série de cursos, incluindo o de Fisioterapia. O tema encontra resistência por parte dos conselhos federais e regionais, que prezam pela manutenção do modelo presencial de ensino para o curso. Para averiguar o cenário, o Ministério da Educação promulgou uma consulta pública, além de emitir, no dia 29 de novembro, a Portaria Nº 2.041 que suspende, pelo prazo de 90 dias, a liberação da graduação em Fisioterapia EaD.

Se você tem interesse em cursar Fisioterapia, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nessa área com bolsas de estudo é o curso disponibilizado pela UFBRA.

Quantos anos dura a faculdade de Fisioterapia?

A faculdade de Fisioterapia possui duração de 5 anos. Durante esse período, os estudantes têm contato com disciplinas teóricas e práticas em anatomia, fisiologia, patologia, além de técnicas específicas de reabilitação e tratamento.

Quais são as áreas da Fisioterapia?

Atualmente, 16 especialidades da Fisioterapia são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). As áreas incluem:

  • Fisioterapia Acupuntura: A área combina princípios da medicina tradicional chinesa com a fisioterapia. Utiliza agulhas em pontos específicos do corpo para aliviar a dor, melhorar funções corporais e promover o equilíbrio.
  • Fisioterapia Aquática: Essa modalidade aproveita a resistência e as propriedades terapêuticas da água para reabilitar e fortalecer músculos, melhorando a mobilidade e reduzindo dores.
  • Fisioterapia Cardiovascular: Especializada em prevenir e tratar doenças do coração e dos vasos sanguíneos, essa área foca em exercícios e terapias para melhorar a função cardíaca e a capacidade respiratória.
  • Fisioterapia Dermatofuncional: Voltada para a saúde da pele, a especialidade trata cicatrizes, queimaduras, edemas e condições estéticas.
  • Fisioterapia Esportiva: Destina-se a atletas e praticantes de atividades físicas, focando na prevenção e recuperação de lesões esportivas.
  • Fisioterapia em Gerontologia: É dedicada ao tratamento e prevenção de condições associadas ao envelhecimento, visando manter a autonomia e a qualidade de vida dos idosos.
  • Fisioterapia do Trabalho: Focada na prevenção e tratamento de doenças ocupacionais, essa especialidade visa melhorar as condições de trabalho e a saúde dos trabalhadores.
  • Fisioterapia Neurofuncional: Trata de pacientes com distúrbios neurológicos, como AVC, paralisia cerebral e esclerose múltipla, utilizando técnicas para melhorar a coordenação motora e a capacidade funcional.
  • Fisioterapia em Oncologia: Especializada no tratamento de pacientes com câncer, essa área busca aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento oncológico.
  • Fisioterapia em Reumatologia: Trata doenças reumáticas, como artrite e fibromialgia, utilizando terapias para reduzir a dor, melhorar a mobilidade e a funcionalidade.
  • Fisioterapia Respiratória: Tem o objetivo de melhorar a função respiratória, trata condições como asma, bronquite e DPOC.
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica: Voltada para o tratamento de lesões musculoesqueléticas, como fraturas e entorses, utiliza técnicas para restaurar a mobilidade e aliviar a dor.
  • Fisioterapia em Osteopatia: Baseia-se em manipulações manuais do sistema músculo-esquelético para tratar diversas condições, visando restaurar o equilíbrio do corpo.
  • Fisioterapia em Quiropraxia: Utiliza técnicas de ajustes e manipulações da coluna vertebral e outras articulações para aliviar dores e melhorar a funcionalidade.
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher: Especializada no tratamento de condições específicas femininas, como gestação, pós-parto, incontinência urinária e doenças ginecológicas.
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva: Atua em unidades de terapia intensiva, tratando pacientes críticos e acamados, visando a recuperação e manutenção das funções vitais e motoras.

Para que serve a Fisioterapia?

A Fisioterapia é empregada para prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do movimento humano causadas por lesões, doenças e distúrbios. Ela utiliza técnicas para restaurar a capacidade física dos pacientes, promovendo melhor qualidade de vida por meio da reabilitação física.

Os tipos de formação para o curso de Fisioterapia são: bacharelado e pós-graduação .

Como é o curso de Fisioterapia?

O curso de Fisioterapia é uma graduação da área da saúde que forma profissionais especializados em reabilitar pacientes por meio de terapias personalizadas. O objetivo da área é proporcionar melhorias na capacidade física e funcional dos atendidos, utilizando-se de conhecimentos específicos e técnicas de tratamento.

As disciplinas do curso de Fisioterapia buscam formar um profissional capaz de realizar ações de atenção à saúde individual e coletiva e que toma decisões éticas, eficazes e corretas. É necessário construir boa capacidade de comunicação, incluindo leitura e conhecimentos em pelo menos uma língua estrangeira.

A duração média da graduação em Fisioterapia é de quatro anos, com estágio obrigatório de no mínimo 800 horas.

O estágio pode ser realizado em hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas, asilos e centros de estudos próprios das faculdades. O MEC indica também que o aluno de Fisioterapia precisa realizar um trabalho de conclusão de curso para finalizar sua graduação.

Censo da Educação Superior 2022. A pesquisa, que é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi divulgada no dia 10 de outubro de 2023 pelo órgão federal. De acordo com as informações do Censo 2022, o curso de Fisioterapia é o oitavo maior em número de matrículas no ano de 2022 - levando em consideração somente a modalidade de ensino presencial

147.399 alunos se matricularam para o bacharelado em Fisioterapia no ano passado.

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Veja também: Tudo sobre o curso de Anatomia

O curso de Fisioterapia tem matemática?

Embora conte com conteúdos ligados ao cálculo, especialmente em estatística, para análise de dados e pesquisas na área da saúde, o curso de Fisioterapia não coloca a matemática em primeiro plano. A ênfase do programa está nas ciências biológicas e da saúde, preparando os estudantes para práticas clínicas e terapêuticas.

Qual a grade curricular de Fisioterapia?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Fisioterapia em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Aparelho Locomotor

  • Aparelho Urogenital

  • Atividades Complementares

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Fisioterapia?

No curso de Fisioterapia, estuda-se uma combinação de disciplinas das ciências biológicas e da saúde, incluindo biologia, fisiologia, anatomia, patologia, saúde pública, bem como recursos terapêuticos manuais, ortopedia e traumatologia, e neurologia. Esse currículo integrado prepara os alunos para compreenderem os aspectos do corpo humano e aplicarem técnicas eficazes de reabilitação.

Além disso, são estudadas as técnicas e métodos utilizados para tratar e reabilitar pacientes, como exercícios terapêuticos, eletroterapia, termoterapia, crioterapia, entre outras. Os alunos também têm a oportunidade de aprender sobre as principais patologias que afetam o sistema músculo-esquelético, neurológico e respiratório, bem como sobre as formas de prevenção e promoção da saúde.

Durante o curso, os estudantes realizam estágios em hospitais, clínicas e ambulatórios, onde podem aplicar na prática tudo o que aprenderam na teoria. Essa experiência é fundamental para a formação dos futuros profissionais, pois permite que eles tenham contato com diferentes patologias e casos clínicos.

Além disso, a faculdade de fisioterapia também oferece disciplinas relacionadas à administração e gestão de clínicas e consultórios, permitindo que os alunos se preparem para gerenciar sua própria carreira.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de graduação em Fisioterapia deve contemplar quatro grandes áreas, sendo elas: - Ciências Biológicas e da Saúde; - Ciências Sociais e Humanas; - Conhecimentos Biotecnológicos; - Conhecimentos Fisioterapêuticos.

O curso de Fisioterapia é o oitavo (80º) com o maior número de concluintes, em cursos presenciais de graduação, entre os anos de 2017 e 2021. A informação é do Mapa do Ensino Superior, estudo realizado pelo Instituto Semesp. De acordo com o levantamento, 109.600 estudantes concluíram a formação em Fisioterapia.

O número é inferior aos cursos de graduação em: Direito, Administração, Pedagogia, Engenharia Civil, Enfermagem, Contabilidade e Psicologia.

Além disso, o estudo aponta que o curso está entre as graduações mais buscadas da Internet, de forma consecutiva, entre os anos de 2018 e 2023 (1º trimestre). Só na rede privada e em cursos presenciais, o curso de Fisioterapia somou 31.595 matrículas em 2021.

Confira as últimas notícias sobre Fisioterapia

Proposta aumenta pena para contrabando de equipamento médico:

O Projeto de Lei 907/2024 propõe o aumento da pena para o contrabando de equipamentos médicos e hospitalares.

Segundo informações divulgadas inicialmente pela Agência Câmara de Notícias, a proposta estabelece que os infratores poderão ser condenados de 2 anos e 8 meses a 6 anos e 8 meses de prisão, em comparação com a pena atual de 2 a 5 anos prevista no Código Penal.

O deputado Defensor Stélio Dener (Roraima), autor do projeto em tramitação na Câmara dos Deputados, destacou que o uso de equipamentos contrabandeados pode causar danos tanto aos pacientes quanto aos profissionais de saúde, devido à falta de precisão e à possibilidade de infecções e lesões decorrentes da má manutenção.

Ele ressaltou que cerca de 40% dos aparelhos de videolaparoscopia e endoscopia usados em procedimentos minimamente invasivos no Brasil são ilegais, o que também prejudica a indústria nacional legalmente estabelecida.

O projeto segue em tramitação com caráter conclusivo e será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, será encaminhado diretamente para votação em plenário.

Clínica de Fisioterapia da Unioeste faz 400 atendimentos por mês na área de pediatria:

A Clínica Escola de Fisioterapia e o Centro de Reabilitação Física (CRF) da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) estão envolvidos na realização de aproximadamente 400 atendimentos mensais na área pediátrica, destinados a crianças de 0 a 12 anos em Cascavel. As informações foram veiculadas primeiramente pela Agência Estadual de Notícias (Paraná).

Esses pacientes são encaminhados pela UTI Neonatal do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O atendimento é adaptado de acordo com as necessidades específicas das crianças, seguindo uma abordagem multidisciplinar. As atividades incluem a avaliação motora de prematuros, o monitoramento da escala motora infantil e do perfil sensorial infantil, orientação aos pais e cuidadores, além de encaminhamento para especialistas clínicos, conforme necessário.

Além disso, esses espaços disponibilizam diversos recursos de assistência à locomoção, como cadeiras de rodas, muletas, andadores, cadeiras motorizadas e próteses de baixa e média complexidade, bem como órteses.

Veja também: A grade curricular da faculdade da Fisioterapia, no site da Quero Bolsa.

Qual é o valor da faculdade de Fisioterapia?

A mensalidade da graduação em Fisioterapia é de R$ 686,00, em média, levando em consideração 254 instituições parceiras da Quero Bolsa que disponibilizam o curso. O valor pode variar de acordo com a instituição de ensino, modalidade e região do país.

Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Procure o curso de Fisioterapia ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 146,00 entre as 1.416 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Fisioterapia

O que faz o profissional de Fisioterapia?

O fisioterapeuta aplica técnicas fisioterapêuticas para prevenção, readaptação e recuperação de pacientes e clientes, atendendo e avaliando as condições funcionais dessas pessoas por meio de protocolos e procedimentos específicos.

Ele também desenvolve e implementa programas de prevenção em saúde geral e do trabalho, assim como gerencia serviços de saúde, orientando e supervisionando recursos humanos.

Pode trabalhar na área de educação em saúde, com palestras, distribuição de materiais educativos e orientações para melhor qualidade de vida. Também pode realizar pesquisas e trabalhos científicos.

Onde o profissional de Fisioterapia pode trabalhar?

O fisioterapeuta pode trabalhar em diversos locais, como hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios, centros de reabilitação, academias, clubes esportivos e empresas.

Nos hospitais, o [fisioterapeuta]](https://querobolsa.com.br/carreiras-e-profissoes/fisioterapeuta) atua em unidades de terapia intensiva, acompanhando pacientes internados e realizando tratamentos para prevenção e recuperação de disfunções respiratórias, motoras e neurológicas.

Nas clínicas e consultórios, o fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas, como ortopedia, traumatologia, neurologia, pediatria, entre outras. Nesses locais, realiza avaliações e diagnósticos, prescreve e realiza tratamentos e acompanha a evolução dos pacientes.

Em ambulatórios e centros de reabilitação, o fisioterapeuta realiza tratamentos para pacientes com doenças crônicas e/ou em fase de reabilitação, que podem envolver atividades como exercícios terapêuticos, fisioterapia respiratória, terapia ocupacional, entre outras.

Em academias e clubes esportivos, o fisioterapeuta pode trabalhar no acompanhamento de atletas e praticantes de atividade física, prevenindo lesões, prescrevendo exercícios e tratando disfunções musculares e articulares.

Por fim, em empresas, o fisioterapeuta pode atuar na prevenção de lesões e promoção da saúde no ambiente de trabalho, realizando atividades como ginástica laboral e orientações posturais.

Veja também: Quanto ganha um Fisioterapeuta? Leia mais sobre o salário médio deste profissional na Quero Bolsa.

Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Fisioterapia ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.

Quanto ganha um profissional de Fisioterapia?

O salário médio de um Fisioterapeuta no Brasil é de R$ 2.714,74 . Os estados onde a profissão de Fisioterapeuta têm os melhores salários são DF, AM e SC.

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui

Ver salários dessa profissão
Sino de ofertas
Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!

Como ingressar na profissão de Fisioterapia?

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Fisioterapia?

Em primeiro lugar, um fisioterapeuta deve contar com um diploma de graduação em Fisioterapia reconhecido pelo Conselho Federal de Fisioterapia (Coffito). Além de ter registro profissional regulamentado no Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito) do estado em que atua.

O mercado de trabalho para o fisioterapeuta é bastante competitivo e exige um conjunto de habilidades e competências para que o profissional possa se destacar e ter sucesso em sua carreira.

Entre as exigências do mercado de trabalho para o fisioterapeuta, estão a formação sólida e atualizada na área, com conhecimento técnico-científico e habilidades clínicas para realizar avaliações, prescrever tratamentos e acompanhar a evolução dos pacientes.

Além disso, o fisioterapeuta deve possuir habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, sendo capaz de estabelecer uma boa relação com os pacientes, suas famílias e outros profissionais de saúde.

Outra exigência do mercado é a capacidade de trabalhar em equipe, colaborando com outros profissionais de saúde na busca do melhor resultado para o paciente.

O fisioterapeuta também deve estar atualizado com as novas tecnologias e técnicas disponíveis na área, buscando aperfeiçoamento constante e aprimorando seus conhecimentos.

A capacidade de empreendedorismo também é valorizada pelo mercado, sendo importante que o fisioterapeuta tenha habilidades de gestão e administração de clínicas e consultórios, além de saber se posicionar no mercado e conquistar novos pacientes.

Por fim, o mercado de trabalho para o fisioterapeuta valoriza profissionais éticos, comprometidos com o bem-estar e a saúde dos pacientes, que atuam de forma responsável e segura, respeitando as normas e regulamentações da profissão.

Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 350 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: fisioterapeuta, médico, terapeuta e outras profissões.

Quais são as principais competências pessoais do profissional de Fisioterapia?

As principais características do profissional de Fisioterapia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

Estimular adesão e continuidade do tratamento;
Demonstrar perseverança e equilíbrio emocional;
Trabalhar em equipe;
Transmitir segurança;
Demonstrar criatividade e dinamismo;
Lidar com público;
Demonstrar habilidade de comunicação;
Contornar situações adversas;
Demonstrar habilidade manual;
Demonstrar capacidade motora fina;
Demonstrar capacidade de observação e percepção;
Demonstrar iniciativa.

Nota de corte para Fisioterapia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Fisioterapia foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Fisioterapia
Está com dúvidas sobre Fisioterapia? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Fisioterapia

Tipo de Pergunta
Recentes