4 atualidades para o Enem 2024: veja o que pode cair na prova

Confira os principais assuntos de atualidades para o Enem 2024, abordando questões ambientais, energia renovável, telecomunicações, eleições e o papel estratégico do Brasil no BRICS

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 está chegando. O primeiro dia da prova acontece em 3 de novembro e o segundo no dia 10 do mesmo mês. Isso significa que os estudantes têm pouco tempo para revisar os principais conteúdos. Entre os pontos que valem a pena reforçar nessa reta final está as atualidades.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Apesar do Enem não ter o costume de abordar eventos específicos do ano da prova, temas contemporâneos tendem a cair na prova. Segundo o professor de Geografia e Atualidades do Colégio Oficina do Estudante, Luis Felipe Valle, o exame utiliza um banco de questões que já traz previsões sobre assuntos globais e nacionais de relevância.

Principais atualidades para o Enem 2024

Leia mais: Confira 10 citações de filósofos para usar na redação do Enem 2024
+ Repertório sobre agrotóxicos: veja argumentos prós e contras para citar na redação do Enem

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

4 atualidades que podem cair no Enem 2024

Se você vai fazer o Enem 2024 é importante ficar ligado nas principais atualidades que podem cair na prova. Veja a seguir as apostas do professor Luis Felipe Valle:

1. Questões ambientais

As mudanças climáticas são um tema constante nas provas do Enem, especialmente pela relevância do impacto ambiental sobre a agricultura no Brasil. Os eventos climáticos extremos, como enchentes e secas prolongadas, afetam diretamente a produção agrícola.

Juntamente a isso, as alterações dos ciclos ecológicos e o desmatamento também têm consequências econômicas e sociais, que podem ser cobradas na prova. 

Além disso, o Brasil, como grande produtor de energias renováveis, está no centro das discussões sobre sustentabilidade energética, com destaque para fontes como hidrelétricas, energia solar e eólica.

“A questão ambiental não é uma novidade — o planeta vem dando sinais de desequilíbrio há tempos. O Enem pode trazer questões ambientais que dialoguem com a produção agrícola ou com as dificuldades de produção no Brasil”, justifica o professor Valle.

Saiba mais: Frases sobre saúde: 19 citações sobre saúde e saúde mental para usar na redação
+ 15 documentários que você precisa assistir antes do Enem

2. Demografia e precarização do trabalho

Demografia

O envelhecimento da população brasileira e a queda das taxas de natalidade são outros temas recorrentes. A mudança no perfil demográfico do país, com menor crescimento vegetativo, traz impactos para o mercado de trabalho e a previdência social. 

Segundo Valle, as reformas trabalhista e previdenciária intensificaram a precarização do trabalho, aumentando o emprego informal e agravando as desigualdades sociais. O Enem pode abordar esse cenário, ligando-o à dependência crescente de programas assistenciais como o Bolsa Família.

3. Globalização e telecomunicações

Globalização

A globalização do conhecimento, popularizada pela internet, e o uso de inteligência artificial também têm destaque. O Enem pode abordar o impacto das telecomunicações no mundo globalizado, com questões que envolvam a democratização do acesso à informação e os desafios impostos pelas grandes empresas de tecnologia (big techs). 

“Pensando em larga escala, o fenômeno da internet, das telecomunicações e da inteligência artificial também é um tema importante, já que estamos vivenciando uma globalização dos saberes, das culturas e dos conhecimentos produzidos por diferentes povos e nações”, comenta Valle.

A regulação das redes sociais, o combate às fake news e ao discurso de ódio, temas sensíveis em períodos eleitorais, também são assuntos que podem aparecer.

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

4. BRICS e a Nova Ordem Global

Na geopolítica, o fortalecimento do BRICS — bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — é um tema importante. A ampliação do BRICS coloca o Brasil em uma posição estratégica no cenário global, especialmente em discussões sobre desenvolvimento econômico e representatividade nas Nações Unidas.

De acordo com o professor Luis Felipe Valle, questões ligadas à política internacional e à participação do Brasil em blocos globais podem ser cobradas, com ênfase no papel do país como líder regional.

Veja mais: Ondas de calor: o que são e como podem cair no Enem?
+ 13 citações sobre meio ambiente para usar na redação

O que saber sobre a redação do Enem?

Se você vai fazer o Enem, saiba que ainda dá tempo de revisar o formato da redação. Pensando em te ajudar, a Quero Bolsa reuniu as principais instruções de como fazer um bom texto. Baixe o guia sem pagar nada:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações