Como é o vestibular do Mackenzie?
Na próxima quarta-feira (4), acontecerá o vestibular do Mackenzie. Saiba tudo sobre a prova e sobre o que é necessário levar no dia de aplicação
Nesta sexta-feira (29), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) divulgará os locais da prova, que acontecerá no dia 4 de dezembro no campi Higienópolis, em São Paulo, para o Processo Seletivo 2020.
Se você irá prestar o vestibular ou tem curiosidade em saber como funciona, fique atento: a Revista Quero reuniu as principais informações sobre a avaliação.
A prova acontece em uma única fase, com exceção do curso de Arquitetura e Urbanismo, que também possui um segundo dia de prova de habilidades específicas.
Para facilitar a aplicação da prova, a instituição distribui os cursos em seis grupos. Confira:
- Grupo I: Direito (Alphaville/Higienópolis), Jornalismo, Letras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Teologia;
- Grupo II: Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Química, Sistemas de Informação;
- Grupo III: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas;
- Grupo IV: Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Tecnologia em Gastronomia;
- Grupo V: Design;
- Grupo VI: Arquitetura e Urbanismo.
No dia 4 de dezembro às 8h30, será aplicada a prova para os grupos II e III. Para os demais grupos, a prova acontecerá no mesmo dia, às 14h30.
Já a prova de habilidades específicas, para os ingressantes de Arquitetura e Urbanismo, acontecerá no dia 5 de dezembro às 14h30.
O vestibular
Com duração de quatro horas, a prova é formada por 60 questões com conteúdos de português, inglês, física, química, matemática, biologia, geografia e história. Destas, 11 questões são de português, e as demais disciplinas, 7 questões cada.
Curiosidade: diferente dos vestibulares tradicionais, o formato da prova do Mackenzie corresponde a metade de uma folha A4.
As demais disciplinas contém sete questões cada. Há ainda, a redação dissertativa-argumentativa, que vale de zero a dez e deve ter, no máximo, 40 linhas. A duração da prova é de quatro horas e ao tempo de permanência mínimo na sala de provas é de uma hora.
Após o término, os alunos devem entregar todo o material recebido ao fiscal de sala, inclusive o caderno de questões. É permitido ficar apenas com o gabarito destacável, que fica na primeira página do caderno de questões, para conferência com o gabarito oficial.
O que é preciso saber antes da prova?
Como todo vestibular, há algumas regras a serem seguidas no dia de aplicação da prova. Confira:
- É preciso comparecer ao local de prova com uma hora de antecedência do horário de início das provas;
- Estar com um documento de identificação original como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira profissional ou passaporte;
- Estar com caneta azul ou preta;
- Não é permitido estar com qualquer tipo de aparelho eletrônico, sob pena de anulação da prova.
Como funciona a prova de habilidades específicas?
Os ingressantes para o curso de Arquitetura e Urbanismo devem levar os seguintes materiais para fazer o segundo dia de prova:
- Borracha;
- Fita adesiva transparente;
- Jogo de esquadros e Compasso;
- Lápis de cor e/ou cera e/ou hidrográficas (várias cores);
- Lápis ou lapiseira, grafites HB, 2B, 4B, 6B (preto);
- Régua mil metrada (30 cm);
- Tesoura, estilete e cola escolar (sólida e líquida).
A prova tem duração de três horas e habilidades como interpretação, criatividade e percepção serão exigidas.
Resultado
Cada curso possui uma aplicação de peso para as questões de cada disciplina, que podem ser consultadas no edital da prova.
A lista de Classificação Geral será divulgada após às 16h do dia 19 de dezembro, no site do Mackenzie. A segunda e terceira lista de chamada serão divulgadas nos dias 15 e 23 de janeiro, respectivamente, após às 16h.